Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Pauta Aduaneira actualizada sem taxas preferenciais para a SADC e UA

TROCAS COMERCIAIS

As mercadorias que entram em Angola com origem na SADC e União Africana que saírem para o mesmo mercado estarão sujeitas ao Regime Geral dos Direitos Aduaneiros. Actualização à Pauta de 2017 entrou em vigor a 29 de Novembro com a publicação de um decreto presidencial.

A actualização de finais de Novembro à Nova Pauta Aduaneira versão 2017 deixou de fora as taxas preferenciais de importação para as mercadorias que entram e saem do País por via de territórios da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da União Africana (UA).

O documento actualizado pelo Decreto Legislativo Presidencial 10/19, de 29 de Novembro, até então aguardado com muita expectativa pelos agentes económicos e gestores empresariais, é um instrumento de dinamização do comércio de Angola com a região Austral, em particular, e no continente africano no geral.

O director dos serviços aduaneiros da Administração Geral Tributária (AGT), Santos Mussamo, em declarações ao Expansão, explica que as mercadorias com origem na SADC e UA que entram e saem do País continuarão a estar sujeitas ao Regime Geral dos Direitos de Importação.

"As mercadorias que entram em Angola com origem na SADC e as que saírem para o mesmo mercado estarão sujeitas ao Regime Geral dos Direitos Aduaneiros estabelecidos na Pauta Aduaneira dos direitos de importação e exportação actualizada da versão Harmonizada de 2017", explica.

Quanto às causas para deixar de fora as tarifas especiais para a SADC e UA, Santos Mussamo diz que o Estado angolano está a trabalhar com alguns estados-membro para reduzir as barreiras aduaneiras e aderir ao Protocolo de Desarmamento das taxas aduaneiras em mercadorias com origem e destino nos dois mercados. (...)


(Leia o artigo integral na edição 554 do Expansão, de sexta-feira, dia 13 de Dezembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo