Sistemas solares domésticos são potenciais alternativas para aumentar o nível de electrificação no País
Os sistemas solares domésticos são potenciais alternativas para aumentar o nível de electrificação no País, uma vez que esta solução é adequada para pequenos aglomerados populacionais isolados e com pouco consumo, segundo o presidente da Associação Angolana de Energias Renováveis.
Victor Fontes abordava o tema "O Contributo das Energias Renováveis", salientou ainda que os sistemas solares domésticos são de rápida execução e permitem levar a electricidade às localidades mais recônditas, além de estarem em linha com as preocupações ambientais.
Entretanto, ainda existem muitas preocupações e desafios com a implantação deste sistema no País, entre, os quais, Victor Fontes destaca a falta de informação adequada aos utentes sobre utilização, sendo fundamental a linha de comunicação permanente com área técnica do instalador (o que implica presença de algum operador GSM).
Associado a isto, está também o vandalismo (principalmente roubo) e a substituição de elementos em fim de vida, nomeadamente baterias e o correcto tratamento de resíduos.
O III Fórum Energia e Ambiente no hotel Intercontinental, decorre hoje em Luanda, e debate o tema "Os desafios da distribuição de Energia em todo o território Nacional".