Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

BAD financia projetos avaliados em 125 milhões USD no País com participação da China

Destinados para a província de Benguela

O BAD está atualmente a definir a nova estratégia para Angola, que vai abranger o período 2024 a 2028, e a abordagem é olhar para o Plano Nacional de Desenvolvimento, que está a ser preparado pelo Governo

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai financiar em 125 milhões de dólares mais um projeto em Angola, nas áreas urbanas da província de Benguela.

A informação foi avançada pelo representante do banco para Angola" Pietro Toigo, em declarações à Lusa. "Foi aprovado na semana passada, está preparado e começa agora a ser executado. O nosso financiamento é de 125 milhões USD, dos quais 50 milhões são uma facilidade de crédito provisionada pela China, que o BAD vai administrar", disse Pietro Toigo

O projeto vai abranger as zonas urbanas da província - cidades de Benguela, Lobito, Baía Farta, Catumbela - concentrando-se em especial na rede de saneamento, reticular onde é possível e também com aprovisionamento de latrinas em áreas um pouco mais rurais, e com intervenção também nas áreas da nutrição e da higiene doméstica.

No total, a carteira ativa (projetos em execução aos quais este se soma) de investimentos do BAD em Angola "ronda atualmente os mil milhões de dólares ", adiantou Pietro Toigo, em declarações à Lusa em Sharm el Sheikh, no Egito, onde participa nas reuniões anuais do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento.

Este ano, com o financiamento de 125 milhões USD mencionado, "o total vai ser de 210 milhões USD" e para 2024 Pietro Toigo admite que seja possível superar este montante de financiamento.

O BAD está actualmente a definir a nova estratégia para Angola, que vai abranger o período 2024 a 2028, e a abordagem é olhar para o Plano Nacional de Desenvolvimento, que está a ser preparado pelo Governo, "no qual o banco está bastante envolvido, em interação com as autoridades".