Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Corrida às vacinas depois do decreto presidencial gera confusão em Luanda

A partir de 15 de Outubro é exigido certificado de vacinaçã

Em Setembro, 1 milhão de pessoas receberam a primeira dose e na última segunda-feira, 4, foi batido o recorde diário: 92 mil inoculações. País tem disponíveis 10 milhões de vacinas e espera mais 7 milhões. A corrida às vacinas está a provocar uma onda de absentismo na administração pública, instituições e empresas.

Em Setembro, 1 milhão de pessoas receberam a primeira dose e na última segunda-feira, 4, foi batido o recorde diário: 92 mil inoculações. O País tem disponíveis 10 milhões de doses e espera mais 7 milhões. Mais de 3 milhões de angolanos receberam pelo menos uma dose.

O ultimato da Comissão Multissectorial de Combate à Covid- -19 que condiciona, a partir de 15 de Outubro, o acesso aos locais de trabalho e aos serviços públicos à apresentação do certificado de vacinação, provocou uma corrida inédita às vacinas em todo o País.

A média diária de vacinação em Agosto estava perto das 16 mil doses/dia, sendo que no mês Setembro este valor passou para um pouco mais de 30 mil. Com o aumento dos postos de vacinação e a pressão dos cidadãos, é de crer que estes valores em Outubro possam crescer até valores perto das 50 mil doses/dia. Durante toda a semana, as filas exteriores nos centros de vacinação visitados pelo Expansão (no Mutu ya Kevela, Centro Paz Flor e Cidadela, todos em Luanda) ultrapassavam os 600 metros de comprimento.

(Leia o artigo integral na edição 645 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)