Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

ENDE ameaça cortar energia ao Estádio Nacional da Tundavala

EM CAUSA UMA DÍVIDA DE 4 MILHÕES DE KZ

O Estádio Nacional da Tundavala, na Huíla, pode ficar privado de energia, caso não pague uma dívida de 4,7 milhões Kz acumulada desde 2014.

O Estádio Nacional da Tundavala, no Lubango, província da Huíla, deve 4,7 milhões Kz à Empresa Nacional de Electricidade (ENDE), que ameaça cortar a energia eléctrica ao complexo desportivo, sob gestão pública. A dívida, acumulada desde 2014, está a crescer e não há resposta para a liquidação, disse nesta quarta-feira à Angop, no Lubango, o porta-voz da ENDE, Wilson Haukelo. Acrescentou que é provável que a situação leve a empresa a cortar o fornecimento de energia ao Estádio Tundavala, caso a sua administração não negoceie o pagamento da dívida, pois é um passivo que só cresce.

O director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda, reconheceu a dívida e solicitou à ENDE a manutenção do fornecimento da energia, enquanto mobilizam meios para começar a amortizar a dívida, pois o sistema de rega depende de electricidade. O responsável explicou ainda que a dívida foi encaminhada ao Ministério da Juventude e Desportos, que prometeu resolver o caso no mais curto espaço de tempo.

O Expansão escreveu, numa das suas edições, que a dívida global dos clientes da ENDE, em 2021, foi avaliada em 202,8 mil milhões Kz e que mais de 19 mil milhões são da responsabilidade do Estado, com base no relatório de balanço da ENDE. A dívida do Estado é referente às instituições e empresas públicas.

O Estádio da Tundavala foi construído numa área de 25.807 metros quadrados, pela construtora chinesa "Sinohydro Corporation", com um orçamento de 69 milhões USD e capacidade para 21.015 espectadores. O estádio comporta 20 casas de banho, igual número de salas VIP, duas subestações eléctricas com capacidade para 15 mil quilowatts, uma sala presidencial, bancada de imprensa, quatro balneários para jogadores, duas salas para treinadores e igual número para árbitros.

O estádio possui ainda sete postos médicos para atendimento ao público, jogadores e convidados VIP, 14 lojas, um restaurante e parque de estacionamento para duas mil viaturas. A iluminação do estádio está fixada em estrutura metálica composta por 408 holofotes de dois mil watts cada.