Sonangol mais transparente lança Portal de Fornecedores
A petrolífera nacional anunciou esta semana o lançamento do Portal de Fornecedores da Sonangol, que é uma plataforma digital para o cadastro, qualificação e gestão de fornecedores do Grupo Sonangol.
"Este portal permitirá que as empresas se tornem em parceiros estratégicos e participantes de processos concursais até à facturação. Alvitramos que, neste início da implementação faseada do portal, já temos o modelo de relacionamento com os fornecedores activo", refere a Sonangol, num anúncio publicado esta quarta- -feira no Jornal de Angola.
O objectivo é garantir maior transparência na aquisição de bens e serviços, através de processos contratuais mais transparentes e acessíveis a todos, mas também maior eficiência, com maior agilidade na gestão de compras e contratações públicas.
Ainda segundo o anúncio, este portal conferirá maior imparcialidade e igualdade de oportunidades para todos os fornecedores, bem como é um sinal de modernização, já que adopta soluções digitais para optimizar os processos.
Desta forma, o portal permitirá realizar o cadastro e actualizar os dados, mantendo as empresas as suas informações sempre actualizadas, de forma a não perder oportunidades de negócio com a petrolífera nacional, e permite consultar oportunidades ao nível de concursos públicos, concursos limitados por prévia qualificação ou por convite, além de contratações simplificadas, emergenciais e especificas do sector petrolífero. O portal permite que as empresas enviem as suas propostas, participando, desta forma, nos processos de selecção e, depois, fazer o acompanhamento dos processos, monitorizando o andamento das licitações e das decisões tomadas. Permitirá ainda a submissão de facturas. As empresas que o pretendam podem realizar o pré-registo na página de internet da Sonangol, na área para fornecedores, dando início ao processo de cadastro, pré-qualificação e qualificação de fornecedores. O pré-registo no Portal de Fornecedores Sonangol EP é totalmente gratuito.
Lucros no I semestre
A Sonangol registou um volume de negócio de cerca de 4.448 milhões de dólares e um resultado líquido de 702 milhões USD decorrente das actividades desenvolvidas ao longo do exercício que decorreu entre Janeiro e Junho, de acordo com o relatório de gestão relativo ao I semestre publicado no seu website. Durante o período em análise, a Sonangol registou, através da Unidade de Negócio Exploração e Produção, direitos líquidos de produção no território nacional que totalizaram 32.334.975 barris de petróleo bruto, representando uma redução de 9%, comparado ao período homólogo, numa média diária de 179.364 barris.
Deste volume, aproximadamente 4%, equivalente a 1.315.609 são provenientes de blocos operados por sí, o que representa uma queda de 11% face aos 1.473.875 registados no período homólogo.
No I semestre, a empresa contou com uma força de trabalho composta por 7.201 colaboradores activos, menos 132 face ao mesmo período do ano passado. Ao todo, a empresa tem 6,0 biliões Kz em dívidas a pagar, e 8,2 biliões Kz em contas a receber, em que 6,4 biliões resultado de dívidas do próprio Estado à Sonangol no âmbito da subsidiação aos combustíveis.











