Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Diamantes falham meta de produção de 14 milhões de quilates ano

Em causa desenvolvimento de novos projectos

Apesar de ser o segundo produto mais exportado pelo País, o sector diamantífero fica a 4,7 milhões da meta de produção do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022. A culpa é atribuída à conjuntura mundial que provocou a redução de investimentos e afectou o desenvolvimento de novos projectos

O ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, voltou a reafirmar o objectivo do País chegar à produção de 14 milhões de quilates de diamantes anualmente, numa altura em que a previsão para este ano é de 9,3 milhões de quilates, de acordo com o presidente do conselho de administração da Endiama, Ganga Júnior.

A um ano do fim do mandato de João Lourenço, tudo indica que o sector dos diamantes vai falhar o seu principal objectivo constante no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, de alcançar 14 milhões de quilates/ano. Especialistas entendem que muito dificilmente esta meta vai ser atingida, se olharmos para a conjuntura actual.

O "trunfo" para chegar aos 14 milhões continua a ser o Projecto Luaxe, que tinha o arranque pleno da produção previsto para 2017, mas que não se concretizou. A culpa é atribuída à conjuntura económica mundial dos últimos anos, agravada pelo surgimento da pandemia da Covid-19.

(Leia o artigo integral na edição 646 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)