Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Produção industrial quebra ciclo negativo no II trimestre

Indústria transformadora suporta crescimento entre Abril e Julho deste ano

A actividade industrial em Angola registou a maior taxa de crescimento desde 2016. Ainda assim, há que ter em conta que se está a comparar o II trimestre de 2021 com o mesmo período de 2020, quando se fizeram sentir os primeiros efeitos da Covid-19 em Angola. Logo, o IPI só podia mesmo crescer

A produção industrial em Angola regressou ao crescimento no II trimestre deste ano ao subir 3,0% face a igual período de 2020, suportada sobretudo pela evolução positiva na indústria transformadora que fechou o período em análise com uma taxa de crescimento homóloga de 20,7%, indicam os dados do relatório sobre o Índice de Produção Industrial (IPI), publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta semana. Trata-se da quinta vez desde 2016 que o indicador que mede a evolução da estrutura do valor acrescentado na indústria se encontra em terreno positivo.

O IPI avalia o desempenho das indústrias extractivas, das indústrias transformadoras, da Produção e Distribuição de Electricidade, Gás e Vapor, da Captação, Tratamento e Distribuição de Água e Saneamento, e da produção de Bens Intermédios, Bens de Consumo e Produtos de Energia.

Dentro da categoria que mais cresceu no II trimestre deste ano face ao mesmo período de 2020, que coincide com o início da pandemia da Covid-19 em Angola, a indústria transformadora, destaque para a subida de produção nas Indústrias das bebidas e do Tabaco (42,2%), na Fabricação de têxteis, Vestuários e Calçados (33,9%) e na Fabricação de Produtos Petrolíferos, Químicos e Outros (14,9%).

(Leia o artigo integral na edição 647 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)