Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Salário médio dos atuários em Angola é terceiro mais baixo dentro dos países da SADC

ESTUDO DA ATLAS MAGAZINE INSURANCE

São cerca de 5.490 USD/ano, muito abaixo do que acontece na África do Sul onde a remuneração anual chega aos 43.154 USD. Apenas na Zâmbia (3.551 USD) e na Malawi (1.664 USD) se paga pior a estes profissionais.

A obrigatoriedade de as empresas seguradoras terem um atuário nos seus quadros é relativamente recente, imposta pela nova lei da actividade seguradora que entrou em vigor no início de 2023, o que justifica que seja ainda uma função pouco valorizada em comparação com o que acontece nos restantes países da SADC.

Os atuários angolanos têm o décimo salário mais baixo da região, de acordo com a publicação das Atlas Magazine Insurance, que estima a remuneração média anual destes profissionais em Angola em 5.490 USD. Cerca de 7 vezes menos do que acontece na África do Sul, o mais importante mercado segurador da SADC, onde cada um destes profissionais recebe em média 43.154 USD.

De acordo com a taxa média de câmbio do BNA desta quarta-feira (dia 20), os atuários juniores angolanos ganham anualmente 4,6 milhões Kz e 380 mil Kz mensais. Já os profissionais seniores ganha cerca de 7,67 milhões Kz.

O atuário é um profissional de destaque no sector segurador por ser o responsável pela gestão de risco, ou seja, é o profissional qualificado para identificar, analisar, quantificar, eliminar situações que podem ter consequências financeiras para a empresa. Esta função não se esgota apenas no sector segurador porque eles intervêm nas relações da empresa com o sector financeiro, como na banca e o mercado de capitais.

A função atuarial no País ainda é nova, mas tem margem de crescimento, devido a um conjunto de oportunidades e desafios que impõem a formação de novos profissionais. Para o especialista em seguros, Jorge Gonçalves, independentemente de ser uma função recente, as seguradoras têm condições de pagar um pouco mais, numa altura em que a inflação vai aumentando de forma galopante.

"Estes profissionais têm um papel importante na seguradora porque actuam no cálculo de tarifa, da reserva da seguradora devido aos riscos que assume, e na gestão dos investimentos, portanto, muito importante. No nosso País só temos um salário tão baixo por ser uma função que vai se estruturando agora", explica.

O salário de um atuário varia de um país para outro e de uma área de especialização para outra. Os elevados níveis de remunerações são explicados por vários factores como o perfil exigido não só pelas seguradoras, mas também por todas as instituições bancárias e de gestão financeira, a procura que está acima da oferta e o conhecimento essencial para financeiras e seguradoras, são os factores que definem estas diferenças, de acordo com a revista Atlas Magazine Insurance.

Na África do Sul, os atuários têm os salários mais altos da região e do continente. E as Seicheles vem em segundo lugar com um salário médio anual de 21.076 USD/ano. Numa condição inferior a Angola nos países que compõem a SADC está a Zâmbia (3.551 USD) e Malawi na última posição com um salário de 1.664 USD (ver gráfico). No sector dos seguros, as novas normas prudenciais impostas nomeadamente pela solvência II fizeram destes especialistas os actores preferidos na área da governação corporativa (subscrição, gestão de reservas, controlo, etc.).

Além de África Em

França, o salário médio anual de um atuário júnior é de 67.598 USD. Na Alemanha, esse salário pode ascender a 117.116 USD. Com 10 a 15 anos de experiência, estes valores podem ultrapassar os 77.000 USD em França e os 145 595 USD na Alemanha, e duplicar ou mesmo triplicar esse valor em posições de líder de equipa. Nos Estados Unidos, a remuneração média é de aproximadamente 116.000 USD. Com uma experiência de mais de 15 anos, o salário anual do profissional pode ultrapassar os 198.000 USD.