Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Expansão Mercados

Falta de acordo com a RDC trava adjudicação dos blocos 46 e 47 na Bacia do Congo

LICITAÇÕES DE BLOCOS PETROLÍFEROS

Os blocos estão entre os seis que o Executivo decidiu, na estratégia das licitações, entregar a investidores por via de negociação directa até ao final do primeiro semestre de 2019.

A estratégia de licitações de blocos petrolíferos de 2019 a 2025 prevê licitar além dos 54 blocos selecionados para entrega a investidores por concurso público, outros seis que já deviam ter sido entregues no segundo semestre de 2019 a investidores por negociação directa, lê-se no decreto presidencial n.º 52/19 que contem a estratégia das licitações.

De acordo com o documento, tratam-se dos blocos 6, 30, 43, 44, 45 e 46. O Expansão apurou que o princípio foi de colocar na negociação directa os blocos que estavam já a ser negociados na altura da elaboração da estratégia de atribuição de concessões.

Relativamente aos blocos 46 e 47, localizados na Bacia do Congo em offshore, estão na zona fronteiriça entre Angola e a República Democrática do Congo.

Questionado sobre a razão de passados quase seis meses depois do prazo previsto para conclusão da negociação destes blocos ainda não terem sido adjudicados, o colaborador do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola (CEIC) José Oliveira, diz que há uma espécie de um acordo tácito entre o Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e três das principais companhias petrolíferas que operam em Angola que antes de se negociar e fechar os contratos destes blocos é necessário que exista acordo entre Angola e o Congo sobre a questão das fronteiras marítimas. A ANPG informou ao Expansão que o processo de negociação decorre a bom ritmo". (...)


(Leia o artigo integral na edição 554 do Expansão, de sexta-feira, dia 13 de Dezembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo