Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Ex-ministro das Finanças do Gana detido nos EUA pelos serviços de imigração

Confirmam os advogados de Ken Ofori-Atta

Ken Ofori-Atta foi dado como fugitivo pelas autoridades ganesas, que o acusam de 78 crimes de corrupção, mas ex-ministro foi detido por permanência "irregular" nos EUA.

O ex-ministro das Finanças do Gana, Ken Ofori-Atta, declarado fugitivo em Fevereiro no âmbito de um processo por corrupção no seu país, foi detido pelas autoridades de imigração dos Estados Unidos, confirmaram os seus advogados na quinta-feira.

Os advogados de Ofori-Atta informam, em comunicado, que os agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) detiveram Ofori-Atta na terça-feira devido à sua "actual situação de permanência nos Estados Unidos".

O ex-ministro das Finanças ganês, de 66 anos, encontrava-se nos EUA desde Janeiro do ano passado para receber tratamento médico, tendo sido sujeito a uma cirurgia ao cancro da próstata.

Segundo o jornal Ghanaian Times, os advogados do ex-ministro alegam que a equipa jurídica nos EUA estava em contacto com o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês), após receberem instruções para solicitar a prorrogação da sua estadia nos Estados Unidos. A equipa jurídica do ex-ministro nos EUA esperava que o caso fosse resolvido rapidamente e alega que Ken Ofori-Atta estaria a cooperação com as autoridades de imigração.

O nome de Ken Ofori-Atta consta na página oficial do Gabinete do Procurador Especial dos EUA como "fugitivo", conforme constatou o Expansão. A sua inclusão na lista de foragidos foi feita a pedido das autoridades do Gana que acusam o ex-ministro de 78 crimes de corrupção e delitos relacionados, após a derrota de Nana Akufo-Addo nas eleições presidenciais de Dezembro de 2024, onde o antigo presidente John Dramani Mahama obteve uma vitória histórica.

Segundo a BBC, a 18 de Dezembro, o procurador-geral e ministro da Justiça do Gana, Dominic Ayine, confirmou que o seu gabinete enviou formalmente para os EUA um pedido de extradição do antigo ministro das Finanças e do seu alegado cúmplice, o seu chefe de gabinete, Ernest Akore.

Na base de dados online de detidos do ICE consta actualmente o nome do ex-ministro das Finanças, como estando sob custódia numa instalação no estado americano da Virgínia.

"O senhor Ofori-Atta tem um pedido pendente de ajuste de estatuto que permitirá a uma pessoa permanecer legalmente nos EUA após o período de validade do seu visto", explica um comunicado assinado pela juíza Kusi-Minkah Premo, citado pela BBC.

Os seus advogados alegam que "Ken Ofori-Atta é uma pessoa que respeita a lei e que está a cooperar plenamente com o ICE para lidar com esta questão".

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo