Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Dos 33 casos na Europa, um terço é em Portugal

Omicron

Além de Portugal, a nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, foi detectada na Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Itália e Holanda

Há 33 casos da variante Omicron do SARS-CoV-2 foram até agora detectados na União Europeia e Espaço Económico Europeu (UE/EEE), segundo dados hoje divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

Numa actualização epidemiológica publicada ao início da tarde, que tem por base dados facultados ao ECDC pelos Estados-membros da UE/EEE até às 12:30, em Bruxelas (a mesma hora em Luanda), um total de "33 casos confirmados da variante de preocupação Omicron foram comunicados por oito países".

Além de Portugal, a nova variante do coronavírus foi detectada na Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Itália e Holanda, adianta o ECDC, que cita "informações de fontes públicas", como autoridades de saúde.

O centro europeu explica que "todos os casos confirmados têm um historial de viagens para países africanos, tendo alguns efectuado voos de ligação para outros destinos entre África e a Europa".

Acresce que "todos os casos para os quais existe informação disponível sobre gravidade foram assintomáticos ou ligeiros", não tendo sido ainda comunicados até à data "casos graves nem mortes entre estes casos", assinala esta agência europeia.

O ECDC conclui que existem ainda "vários [outros] casos prováveis de toda a região, mas estes estão ainda a ser investigados".

A estes somam-se casos detetados fora da UE/EEE, em territórios como Austrália, Botswana, Canadá, Hong Kong, Israel, África do Sul e Reino Unido, de acordo com a mesma actualização epidemiológica do ECDC.

A nova variante Omicron foi recentemente detectada na África do Sul e, segundo a Organização Mundial da Saúde, o "elevado número de mutações" pode implicar uma maior infecciosidade.