Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Xi Jimping fala na possibilidade de "uma "situação incontrolável"

Guerra da Ucrânia

O presidente da China volta a pedir contenção nos comentários por parte dos principais líderes mundiais e nas acções que apenas levam ao aumento da agressividade da guerra, não contribuindo para um clima de paz que todos desejam.

O presidente da China, Xi Jinping, falou esta segunda-feira com o chanceler alemão Olaf Scholz sobre o conflito na Ucrânia e realçou a importância de que este conflito não se transforme numa "situação incontrolável", segundo a rádio estatal chinesa, citada pela agência Reuters.

O governante fez ainda questão de realçar que "todos os esforços devem ser feitos para evitar a intensificação e expansão do conflito na Ucrânia" algo que na opinião do líder chinês pode "levar a uma situação incontrolável".

Xi também convidou a Alemanha a participar na 'Global Security Initiative' (Iniciativa de Segurança Global), uma estrutura ampla e vaga que o líder chinês apresentou no mês passado e que defende o princípio de "segurança indivisível", um conceito que também foi apresentando pela Rússia para justificar o ataque à Ucrânia.