Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendTecnologia

Presidente da Associação de Inventores considera que o Estado "ignora" as mentes brilhantes

Em declarações ao Expansão

A falta de apoio do governo está a condicionar a implementação de vários produtos e serviços inventados por mais de 200 membros que compõem a Associação Angolana de Inventores e Inovadores.

O presidente da associação, Bitombokele Lungani, disse ao Expansão, que o Estado "ignora" as mentes brilhantes, que por "falta de vontade política condiciona a Associação de Inventores Angolanos".

De acordo com o responsável pela associação, o Estado "não aproveita os projectos elaborados por inventores nacionais", e dá como exemplo "um projecto em carteira que é a invenção de um gerador que vai funcionar com um painel solar. Já temos o protótipo feito, agora precisamos da sua materialização, que é a produção do mesmo", afirma o rosto dos inventores nacionais, que salienta a necessidade de "investimento financeiro".

O fundador da associação avançou ainda que está em carteira um programa de apoio ao desenvolvimento rural, que tem como finalidade dar suporte à actividade agrícola e à produção tecnológica de energia solar, energia de biogás, bem como a produção de energia proveniente de frutas (ginguenga).

"São inúmeras as participações e exposições feitas fora do País, com várias medalhas conquistadas, entre ouro, prata e bronze, mas quando regressamos a Angola, não "somos tidos nem achados, quando a invenção é um elemento muito importante para a segurança nacional", desabafou.