Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Activos ilícitos em investigação pela PGR valem 86% do PIB nacional

Em causa estão 50 mil milhões de dólares

A meia centena de milhares de milhões em investigação, que até podem ser mais, é superior ao PIB de 2020 de 37 países da África Subsariana. Apenas oito (Nigéria, África do Sul, Quénia, Etiópia, Gana, Tanzânia, Costa do Marfim e Angola) registam um PIB superior aos activos que estão na calha da PGR

A Procuradoria-Geral da República está a investigar movimentos financeiros ilícitos com origem em Angola que totalizam 50 mil milhões USD, valor que equivale a 86% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020. Segundo anunciou esta semana a directora do Serviço Nacional de Recuperação de Activos (SENRA), Eduarda Rodrigues, este organismo já recuperou o equivalente a 13 mil milhões USD em activos para a esfera do Estado.

Quase sete mil milhões (6,8 milhões USD) são relativos à apreensão e ou arresto de bens móveis e imóveis no País constituídos com fundos públicos ou com vantagens do crime, incluindo fábricas, supermercados, edifícios, imóveis residenciais, hotéis, participações sociais em instituições financeiras e em diversas empresas rentáveis, entre outros.

Alguns destes bens foram já alocados à administração do Estado, incluindo tribunais e institutos públicos, "permitindo uma poupança anual de rendas no valor de 12,6 milhões USD", sublinhou Eduarda Rodrigues, durante a sua apresentação com o tema "A recuperação de activos em Angola".

No exterior, o Estado apreendeu 6,2 mil milhões USD em contas bancárias e não só, dos quais um terço (pouco mais de 2 mil milhões USD) em Portugal.

(Leia o artigo integral na edição 654 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Dezembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo