Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola pede mais 740 milhões USD ao FMI

Relatório sobre a terceira avaliação ao programa do fundo

Apesar de a previsão do rácio dívida/PIB apontar para 123% no final do ano, a sustentabilidade da dívida está, para já, assegurada. Para isso, o Governo e o FMI gizaram uma estratégia que passa pela renegociação com credores, cortes na despesa e aumento do financiamento multilateral.

O Governo solicitou ao Fundo Monetário Internacional (FMI) um aumento equivalente a 740 milhões USD ao financiamento de 3.700 milhões USD já acordados no âmbito do programa de financiamento ampliado, bem como uma moratória no pagamento da dívida relativa a 2020. De acordo com o relatório do FMI sobre a terceira avaliação ao cumprimento do programa, a que o Expansão teve acesso, e que será avaliado pelo conselho directivo do Fundo a 30 de Julho, o pedido é justificado com o facto do choque externo provocado pelo novo corona vírus e com a queda do preço do petróleo, ter provocado uma quebra substancial na receita, obrigando o País a obter financiamentos adicionais face ao que estava projectado: mais 3.821 milhões USD em 2020 e mais 2.899 milhões em 2021.

(Leia o artigo integral na edição 584 do Expansão, de sexta-feira, dia 24 de Julho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo