Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Estado "recupera" barragens das Mabubas e do Lomaum

Onze anos depois

O contrato de concessão foi celebrado em 2009 entre o ministério da Energia e Águas e a "Kanazuro Electric, S.A" sem concurso público.

No âmbito da comissão interministerial para recuperação de empreendimentos construídos com fundos públicos, o Governo retomou posse da barragem das Mabubas, localizada no rio Dande na província do Bengo e da barragem do Lomaum localizada no rio Catumbela, na província de Benguela.

De acordo com uma fonte do ministério da Energia e Águas, a celebração do contrato de concessão entre o ministério e a empresa Kanazuro Electric, S.A por um período de 20 anos para a reabilitação, expansão e exploração das barragens das Mabubas e do Lomaum, foi efectivada em 2009 sem concurso público, por via da resolução n.°108 e 109/09, de 23 de Novembro.

Segundo a fonte, o Estado investiu 81,7 milhões USD financiado pela linha de crédito da China, sendo que a "Kanazuro Electric, S.A", produzia e comercializava energia ao Governo.

Depois da entrega do aproveitamento hidroeléctrico das Mabubas e do Lomaum na passada sexta-feira, que resultou da rescisão do contrato de concessão das infra-estuturas, a gestão e comercialização de energia eléctrica passa para a empresa Rede Nacional de Transportes (RNT-E.P), acrescenta a fonte.

(Leia o artigo integral na edição 584 do Expansão, de sexta-feira, dia 24 de Julho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo