Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Governo pede mais 200 milhões USD ao Banco Mundial

Sobe financiamento para 1.700 milhões USD

O Governo solicitou ao Banco Mundial um acréscimo de 200 milhões USD ao financiamento já acordado de 1.500 milhões USD destinado a programas de crescimento inclusivo e de desenvolvimento, que é complementar ao programa do FMI de 3.700 milhões USD.

Segundo apurou o Expansão, Angola já recebeu no ano passado a primeira tranche (500 milhões USD) deste financiamento, encontrando-se, nesta altura a ser preparada a segunda tranche ainda a desbloquear em 2020. É neste âmbito que o Executivo solicitou um acréscimo de 200 milhões USD para apoiar o orçamento nesta fase de pandemia e espera receber, assim, 700 milhões USD este ano.

Entretanto, este acréscimo ainda terá que ser aprovado pelo Banco Mundial e, depois, estará dependente do que o Fundo Monetário Internacional (FMI) decidir sobre o relatório da terceira avaliação ao cumprimento do Programa de Financiamento Ampliado, que estava para ser debatido pelo "board" da instituição a 30 de Julho, mas que foi adiado para a segunda quinzena de Agosto.

Segundo avançou o Expansão há duas semanas, o Governo pediu ao FMI um acréscimo de 740 milhões USD ao financiamento, elevando, assim, o pacote financeiro do programa a quase 4.500 milhões. Na prática, é a totalidade de quota que Angola detém neste organismo. Pede também uma moratória no pagamento da dívida relativa a 2020.

(Leia o artigo integral na edição 586 do Expansão, de sexta-feira, dia 7 de Agosto de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo