IGAPE abre concurso público para privatização da rede de supermercados Nosso Super reservado a empresas nacionais
Está aberto a partir de hoje e até ao dia 15 de Dezembro, o concurso público reservado a empresas nacionais, para a gestão de uma ou de várias lojas da rede o Nosso Super, 24 lojas - oito em Luanda - espalhadas pelas 15 províncias do país
Estado abriu o concurso público para empresas nacionais interessadas na exploração e gestão da rede de supermercados Nosso Super, que inclui 24 lojas localizadas em 15 províncias do país, oito das quais em Luanda, com vista à privatização desta rede de distribuição, através da "modalidade de cessão do direito de exploração e gestão", anunciou o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).
A rede de lojas está sob gestão do Grupo Zahara desde 2016, que é a antiga detentora dos supermercados Kero.
No âmbito do Programa de Privatizações - ProPriv (2019-2022), o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), deu início hoje, 28 de Outubro, ao Concurso Público para a privatização da Rede de Supermercados Nosso Super, nos termos da Lei n.º 10/19, de 14 de Maio, de Base das Privatizações.
De acordo com a instituição, a privatização será feita por via de concurso público, na modalidade de Cessão do Direito de Exploração e Gestão para uma empresa privada, num contrato de cinco anos, com opção de compra, que inclui 24 lojas, localizadas em 15 províncias do país, das quais, oito encontram-se em Luanda.
"Os interessados podem apresentar proposta para a gestão de uma ou mais lojas, não sendo obrigatória a apresentação de propostas para a gestão de toda a rede", acrescenta.
O concurso está aberto para investidores nacionais devidamente qualificados para o efeito, que devem apresentar as suas candidaturas ao IGAPE, até ao dia 15 de Dezembro de 2021.
Recorde-se que estes empreendimentos fazem parte do Programa de Reestruturação do Sistema de Logística e de Distribuição de Produtos Essenciais à População (Presild) e do Programa de Expansão da Rede Comercial (Percom), que integram o Nossos Super, Lojas Palmas, Nossa Quitanda, Paparocas, entre outras, criados em 2007. Na altura, o projecto do Estado era a criação de lojas de proximidade.