Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Ministério Público recupera 3,3 mil milhões USD do Fundo Soberano e deixa cair processos contra Bastos de Morais

Quantum Global

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acaba de anunciar que o Estado recuperou 3,3 mil milhões USD do Fundo Soberano de Angola sob gestão da Quantum Global, a empresa do suíço-angolano Jean-Claude Bastos de Morais, empresário que estava em prisão preventiva em Luanda e foi libertado hoje após chegar a acordo com as autoridades.

Segundo o comunicado da PGR, o Fundo Soberano já tem na sua posse 2 350 milhões USD de activos financeiros recuperados de bancos no Reino Unido e Ilhas Maurícias, e outros 1 000 milhões USD de património imobiliário como empreendimentos hoteleiros, minas de ouro, fazendas e resorts, em Angola e no exterior.

Na sequência da recuperação destes montantes por parte do Serviço Nacional de Recuperação de Activos, o Ministério Público "decidiu não prosseguir criminalmente contra Jean-Claude Bastos de Morais, tendo-lhe sido restituída a liberdade", lê-se ainda no comunicado.

Como avançado pelo Expansão na última edição, entre quarta e quinta-feira a PGR teve duas respostas nada esclareceras sobre o alegado entendimento com a Quantum Global: primeiro, disse ao Expansão que "nada tem a pronunciar-se sobre o assunto", acrescentando que "em tempo oportuno a PGR irá divulgar um comunicado", e depois, na quinta-feira, negou ter tomado "qualquer passo de levantamento dos processos que decorrem no exterior do país contra a Quantum Global".

No mesmo período, nem o Fundo Soberano, nem a Quantum, responderam aos diversos pedidos de esclarecimento efectuados pelo Expansão.


Notícias relacionadas:
Quantum anuncia acordo com Fundo Soberano de Angola e libertação de Bastos de Morais
Empresário Jean-Claude Bastos de Morais colocado em liberdade em Luanda Publicação
Nova vitória da Quantum na batalha jurídica com Angola

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo