Novo Aeroporto é inaugurado dentro de 6 dias
Faltam menos de oito dias para a inauguração do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, que prevê receber voos internacionais apenas no III trimestre de 2024, depois de um longo um período de construção de 16 anos, tendo custado aos cofres do Estado mais de 7 mil milhões USD.
Os voos domésticos no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto terão início um pouco antes, no final do I trimestre do próximo ano. Para já, logo após a sua inauguração a infra- estrutura arranca com operações de carga com um volume de mercadorias estimado em 50 mil toneladas por ano.
O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, havia anunciado que, para o segmento de carga, já existem operadores e despachantes que manifestaram interesse, nomeadamente a TAAG, DHL, FedEx, Ethiopian Cargo, Tuskish Cargo.
A obra conta com duas pistas e foi feita para atender no máximo 15 milhões de passageiros/ano, dos quais 10 milhões no tráfego internacional e cinco no segmento doméstico. Deverá processar 130 mil toneladas de mercadorias/ano numa primeira fase e 440 mil toneladas/ano posteriormente.
A concessão da gestão do aeroporto será feita por um período de 25 anos, extensível por mais 15. Dos critérios de elegibilidade para as empresas interessadas, quer individuais quer em consórcio, fazem parte a capacidade financeira (que deve ser superior a 150 milhões USD e a gestão por um período mínimo de três anos de pelo menos um aeroporto com capacidade mínima para 10 milhões de passageiros/ano.
Situado no distrito urbano do Bom Jesus, o novo aeroporto ocupa uma área de 1.324 hectares. Relativamente ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, no centro de Luanda, o titular da pasta dos Transportes referiu que vai continuar operacio]nal essencialmente para voos especiais, mais curtos, executivos, actividade de transporte aéreo não comercial, podendo servir também para manutenção e formação.