Decorre, neste momento, o I FÓRUM TRANSPORTES E LOGÍSTICA do Expansão
Está a decorrer, no Hotel InterContinental, o I FÓRUM TRANSPORTES E LOGÍSTICA do Expansão dedicado ao tema "O Novo Aeroporto como Polo de Desenvolvimento Económico para o País". O evento está a ser transmitido em directo no site do Expansão (https://www.expansao.co.ao/).
As infraestruturas de apoio que são necessárias pôr a funcionar, o capital humano que é fundamental para que o novo aeroporto possa crescer de forma sustentada, a gestão e os objectivos e a gestão a médio e longo prazo são alguns dos temas que vamos tratar. Mas também a questão dos acessos, a rentabilização dos que existem e os projectos futuros, e a construção da cidade aeroportuária que vai nascer à volta do novo aeroporto.
Por isso, a sessão de abertura I Fórum Transportes e Logística será feita pelo Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D`Abreu, seguindo-se depois quatro apresentações para lançar alguns dos temas que estarão em debate.
A primeira apresentação será feita por António Pombal, PCA da Airport Temporary Operator (ATO) que irá falar sobre "Conectividade, Desenvolvimento e Oportunidades Económicas geradas pelo AIAAN", seguido por Énio Costa, PCA da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com a "Conectividade e Mobilidade Sustentável nos Eixos de Acesso ao Novo Aeroporto".
A terceira intervenção feita pelo PCA da Rangel Angola - FedEx Express, Rodolfo Santos, que irá apresentar "A Importância da Carga Aérea para o Desenvolvimento do Aeroporto". A última apresentação com o tema "O Projecto da Nova Cidade Aeroportuária" está a cargo do PCA da ICB - URBE, Paulo Nóbrega.
Mesa-redoanda
Na mesa-redonda, dedicado ao tema central "O Novo Aeroporto como Desenvolvimento Económico para o País", estarão presentes agentes importantes deste sector, nomeadamente, Rui Carreira (Secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário), Clóvis Rosa (PCA da TAAG), Bernarda de Paiva Henrique (PCA da ENNA - Empresa Nacional de Navegação Aérea), Auzílio Jacob (Governador da Província de Icolo e Bengo), Catarino Fontes Pereira ( PCA da ARCCLA ) e Heitor de Carvalho (Director do CINVESTEC).
O debate será moderado pelo director do jornal Expansão, João Armando
A sessão de encerramento, do período da manhã, será feita pela PCA Autoridade Nacional para a Aviação Civil (ANAC), Amélia KuvÍngua.
DESCONSTRUINDO no período da tarde
Nesta edição do "DESCONSTRUINDO - Conversas do EXPANSÃO", vamos olhar para a contribuição do novo aeroporto para a resolução dos problemas de mobilidade em Luanda, potenciando ou apresentando os investimentos em transportes que são necessários realizar. Os oradores vão responder a seguinte questão: O novo aeroporto vai ajudar ou não a resolver os problemas de mobilidade na cidade de Luanda?
Assim, a Voz do Cidadão será feita por Paulo Miranda, director da Rádio Marginal. O formato passa pela realização de uma sessão com uma apresentação/exposição, feita por uma figura de relevo social fora da área em discussão, que, na verdade, representa a opinião do cidadão comum sobre o assunto.
Seguindo-se depois cinco depoimentos em vídeo (cerca de 2 minutos), de empresas directamente envolvidas, onde estas colocam as suas questões e mostram o seu posicionamento face ao assunto em questão. Assim, a Voz das Empresas, é feita por Juvenal Coque (director-geral da DHL Express), Helder Carreira (director-geral da Tintas TOPTECH), Eduardo Morais (Director da ProLog Soluções), Manuel Filipe Júnior (PCA da SGA - Sociedade Gestora de Aeroportos) e Maria do Carmo (Director-Geral da KPMA).
É com este "material" que damos depois início a uma conversa informal, tendo para o efeito uma mesa constituída por três elementos que representam as principais instituições que podem responder pelo sector e as instituições que definem as regras dentro da temática em discussão, com uma plateia restrita de empresários e outros interessados (máximo 150 elementos).
Fazem parte da mesa-redonda do DESCONSTRUINDO o PCA da Rosalina Express, Edgar Oseas, o Presidente | ANATA - Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA) e o director-geral da IDaio Arquitectos, Ilídio Daio.