Projecto Kwenda cadastra 22.142 famílias em Luanda
Depois de ter passado por 16 províncias do País, o projecto Kwenda cadastrou recentemente 22.142 agregados familiares em Luanda, o que permitiu o mapeamento da pobreza nesta província, sendo 16.151 famílias no município do Icolo e Bengo e 5.991 na Quiçama.
Na última semana de Janeiro a direcção do projecto formou 75 técnicos nos respectivos municípios que terão a missão de distribuir o dinheiro às famílias. Conforme a chefe de Departamento Provincial do Fundo de Apoio Social (FAS) em Luanda, Ana Machado, não há uma data precisa para distribuição dos valores, "mas tudo está planificado para que, a partir de Março, possamos apoiar financeiramente as famílias", disse.
A responsável referiu que está a ser organizada a logística para arrancar com a fase de pagamento e a implementação de outros componentes do programa, nomeadamente a inclusão produtiva, transferências sociais em função das pessoas mais vulneráveis. Sendo que outras pessoas serão encaminhadas para o projecto de geração de renda, de acordo com as suas valências produtivas, que resulta de parcerias com outras instituições.
Cada agregado beneficia trimestralmente de 25 mil Kz, equivalente a oito mil Kz/mês.
Ana Machado esclareceu que o dinheiro entregue às famílias não é para negócio. "Para negócio ou qualquer outra actividade temos a inclusão produtiva. A renda é para ajudar as pessoas que não têm comida, água e vestuário, ou seja, é para essas pessoas saírem da situação precária em que estão", fez saber.
Em Luanda, o método de pagamento será por transferência, onde serão atribuídos cartões de crédito aos beneficiários. Por outro lado, os residentes em zonas longínquas receberão em dinheiro, através de operadores económicos.
O Kwenda é um programa do Executivo, apoiado pelo Banco Mundial, que visa criar políticas de apoio às famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os outros 100 milhões USD provenientes do Tesouro Nacional. O Programa é operacionalizado pelo FAS.
O ano de 2021 vai marcar o pagamento massivo das famílias abrangidas pelo programa, no que diz respeito à componente das transferências sociais monetárias. O programa trabalha com o BFA, Banco Millennium Atlântico e o Banco Sol, assim como a agência de telefonia móvel Unitel.