Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Presidente da República anuncia a baixa da taxa do IVA

Estado da Nação

Tal como o Expansão anunciava recentemente, em primeira página - "Empresários propõem redução do IVA para 5% e governo mostra abertura" -, o Presidente João Lourenço veio confirmar hoje mesmo que vai acontecer dentro em breve. A redução da taxa de IVA será incluída na proposta de Orçamento Geral do Estado para 2022.

O anúncio foi feito do decurso do discurso do 'Estado da Nação' do Presidente da República na sessão plenária solene Assembleia Nacional, que assinala o início de mais uma legislatura, a 5.ª da 4ª. legislatura.

O chefe de Estado adiantou que se trata de "uma proposta de redução significativa" do valor do IVA a pagar sobre "um conjunto de bens de consumo", que permitirá aliviar o custo de vida, face aos elevados valores da inflação que atingiu os 26% em Agosto, sendo que em Luanda, chegou aos 30%.

Eis a notícia do Expansão, publicada na edição do final do mês de Setembro.

Doze associações empresariais estão a negociar com o governo, no âmbito das reuniões de concertação social, a descida da taxa de IVA de 14% para 5%, durante um período excepcional que terminaria no final do ano, para compensar a depreciac,a~o do kwanza e atenuar a perda de poder de compra das famílias angolanos, apurou o Expansão.

Os parceiros do governo na concertação social formalizaram a proposta numa reunião, esta quarta-feira, com a secretaria de Estado para a Economia, Dalva Ringote, e o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.

As 12 associações entraram com uma proposta de redução para os 7%, que e" a taxa aplicada aos contribuintes, do regime simplificado, mas acabaram por baixar para os 5%, que e" o valor da taxa aplicada na importação de insumos agrícolas e que foi introduzida pela Lei do Orçamento Geral do Estado para 2021, no Artigo 15a, que consagra várias alterações ao IVA.

(em actualização)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo