Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

BNA volta a cortar taxa básica de juro para 17%

Decisão do CPM

Igualmente, o banco Central diminuiu da taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez de 18% para 17% e da taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez de 14% para 13,5%. Entretanto, os coeficientes em moeda nacional e estrangeira, em 17% e 22%, respectivamente, mantêm-se inalterados.

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) voltou a reduzir a taxa básica de juro (taxa BNA) em 1 ponto percentual (pp), de 18% para 17%, decisão fundamentada com "a avaliação do comportamento dos preços".

Igualmente, o banco Central diminuiu da taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez de 18% para 17% e da taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez de 14% para 13,5%.

Adicionalmente, segundo o governador do BNA, José de Lima Massano, o banco Central procedeu a flexibilização das condições de liquidez no sistema financeiro, ajustando o período temporal para o cumprimento das reservas obrigatórias pelos bancos comerciais, passando da actual base fixa diária para uma média de cumprimento quinzenal. Entretanto, os coeficientes em moeda nacional e estrangeira, em 17% e 22%, respectivamente, mantêm-se inalterados.

"A decisão assenta no andamento da nossa economia, nomeadamente comportamento da variação de preços", disse o governador do BNA, José de Lima Massano, em conferência de imprensa.

Massano apontou a queda do índice de preços no consumidor desde Fevereiro de 2022 e sublinhou que as medidas adotadas pelo BNA têm resultado em estabilidade e melhoria das condições de preços, pelo que não faria sentido "manter taxas de juro num sentido excessivamente conservador".

"Ainda assim avançamos com prudência, aguardamos dados de março da inflação, mas devemos confirmar a inflação a manter o curso de recuo. Abrimos espaço para que as condições sejam alteradas do ponto de vista de liquidez e que o crédito seja concedido em melhores condições", apontou.