Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

CMC tem novo conselho de Administração

Economia

Andreia Vanessa Simões que até então administradora da Bodiva, é a nova Presidente do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Capitais em substituição de Maria Uini Baptista.

O Presidente da República procedeu a uma remodelação ao Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Capitais que em termos práticos resulta na substituição de Maria Uini Baptista e António Silva dos Cargos de Presidente e Administrador executivo da CMC,

Noutro decreto, João Lourenço reconduziu todos os administradores da CMC com excepção da Presidente e do administrador acima mencionado, e Emílio Londa que seguiu para Secretário de Estado Da Aviação Civil

Os três foram substituídos substituídos por Andreia Vanessa Simões, Sidney Teixeira e Ludmila Dange respetivamente. Nádia Pinto e Edna Mascarenhas foram reconduzidas nos cargos de administradoras executivas da CMC.

A recém-nomeada Presidente da Comissão do Mercado de Capitais é jurista e tem um mestrado em direito Jurídico Forense pela Universidade Católica de Lisboa. Vanessa Simões exercia desde 2019 a função de administradora executiva da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva), onde foi responsável pelo pelouro que tinha os departamentos Jurídico, Administrativa e Recursos Humanos. A nova líder da CMC entrou para a Bodiva em 2015 como coordenadora do Gabinete da Comissão Executiva.

Já o novo administrador da CMC Sydney Teixeira também já esteve na CMC, mas antes da actual nomeação era chefe de Departamento de Estudos e Planeamento do Ministério das Finanças, Sidney Teixeira.

Foi igualmente elevada a categoria de Administradora Executiva da CMC, Ludmila dos Santos Dange que até então era a diretora do Gabinete de Desenvolvimento do mercado.

Noutro Decreto João Lourenço demitiu Valentina Filipe do cargo de Administradora do Fundo soberano e em sua substituição nomeou Rui Ceita.