Candando abre portas no Morro Bento
A empresária Isabel dos Santos inaugurou, hoje, no Morro Bento, em Luanda, o primeiro hipermercado "Candando". O investimento, de 40 milhões USD, vai apostar na produção nacional, mas limitando as vendas por cliente para evitar a especulação.
Inserida no Shopping Avenida, no Morro Bento, arredores de Luanda, a primeira loja do grupo de distribuição Contidis, detido integralmente por Isabel dos Santos, foi inaugurada na presença de cinco ministros angolanos (Comércio, Indústria, Pesca, Agricultura e Economia).
A inauguração envolveu uma visita guiada, realizada por Isabel do Santos - que não prestou declarações aos jornalistas -, com paragens mais longas nas zonas de venda de produtos nacionais, nomeadamente peixe, frutas e legumes.
"É nosso", repetia a empresária, à passagem por estas bancas de produtos nacionais.
Para esta primeira loja, com uma área de 10 mil metros quadrados e que levou à criação de 750 postos de trabalho directos, o grupo já firmou contratos com dezena e meia de produtores nacionais, que vão fornecer 90% das necessidades de vegetais e mais de 40% das de fruta, chegando a 300 toneladas por mês.
A marca "Candando" (abraço) foi criada há cerca de seis meses e é liderada por Miguel Osório, ex-quadro da Sonae e agora director-geral do projecto, depois do fim da parceria de Isabel dos Santos com aquele grupo português do retalho.
A Contidis prevê a abertura de dez lojas "Candando" em cinco anos, num investimento global de 400 milhões USD.