Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Africell bate Unitel e lidera desempenho de internet móvel em Angola

SPEEDTEST EM 12 MESES

Africell opera apenas em 6 das 21 províncias, optando por uma estratégia de expansão em centros urbanos e corredores económicos. Na Unitel, o ritmo de entrada de novos clientes não tem sido acompanhado de investimento em infraestruturas, o que acaba por congestionar a rede.

A liderança do desempenho de internet móvel em Angola mudou de mãos nos últimos 12 meses. Os testes de performance realizados pela nPerf, plataforma francesa independente de speedtest, entre Abril de 2025 e fim de Março de 2026, deram o prémio à operadora de origem americana Africell. Na internet fixa, a Zap continua a liderar com larga vantagem, a TV Cabo é a segunda classificada e a Paratus Angola ocupa o terceiro lugar.

A plataforma testa a velocidade média de download e upload, a latência média, bem como a performance ou fluidez nos navegadores e também na leitura dos streamings, tendo como base os resultados do teste de velocidade dos utilizadores da nPerf no País durante o período definido. Entretanto, a classificação é estabelecida com base no número de pontos nPerf.

A Africell, que entrou em Angola em 2022, conseguiu 36.409 pontos, mais 4.320 do que a principal operadora de telefonia móvel, a Unitel, na pontuação de desempenho. A plataforma apenas analisa operadoras com mais de 5% de quota de mercado, por isso a Movicel não conta.

O prémio de desempenho à Africell coincide com as reclamações sobre a degradação dos serviços de internet da operadora que detém mais de 60% do mercado de banda larga móvel, segundo dados do Instituto Nacional das Comunicações (INACOM) de 2024.

Para os especialistas, o ritmo de entrada de novos clientes na rede não tem sido acompanhado adequadamente de investimento em infraestruturas, o que acaba por congestionar a rede da Unitel, que é estatal desde 2022 através de um processo de nacionalização. Por outro lado, a Africell opera apenas nas províncias de Luanda, Icolo e Bengo, Benguela, Huíla, Huambo e Cuanza-Sul, optando por uma estratégia de expansão em centros urbanos e corredores económicos.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo