Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Compra de bilhete de viagem de Angola para Turquia será feito em kwanzas

Turkish Airlines vai fazer dois voos semanais entre Istambul e Luanda

A Turkish Airlines realizou esta quarta-feira, 13 de Outubro, o voo inaugural para capital angolana, o próximo está programado para esta sexta-feira. O acto decorre da oficialização da ligação aérea entre Angola e Turquia, que resulta do acordo bilateral formalizado em Julho último pelos dois Estados. Tudo isto acontece em vésperas da chegada a Luanda do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o que deve acontecer durante a próxima semana.

O primeiro voo da Turkish Airlines, para rota entre Istambul e Luanda, aconteceu na manhã desta quarta, 13, através da aeronave A330-200, no âmbito do acordo comercial Code-Share, acordo de partilha entre a companhia turca e a angolana.

O ministério dos Transportes (MinTrans) assegurou ao Expansão que, essa cooperação no domínio dos transportes aéreos resulta do Acordo Bilateral de Serviços Aéreos, celebrado em Julho deste ano.

Deste acordo a TAAG companhia aérea nacional não vai voar para Turquia. A Turkish Airlines vai fazer dois voos semanais para rota Istambul a Luanda, com frequências nas quartas e sexta-feira, ou seja, o próximo voo está programado para esta sexta-feira, através de uma aeronave do tipo Airbus com capacidade para 250 passageiros. A TAAG vai fazer somente o serviço de Code Share (partilha de código), responsabilizar-se-á com as vendas dos bilhetes dos respectivos voos.

O MinTrans explicou que o acordo comercial Code-Share celebrado entre as duas companhias aéreas permite que a detentora da aeronave partilhe o seu código IATA e número de voo com um parceiro que comercializa o voo.

Nos termos do acordo companhia aérea turca permitirá que a TAAG utilize o seu código de companhia e números de voo para identificar e comercializar ao público, serviços de transporte de passageiros programados e operados pela Turkish Airlines em mais de 254 destinos.

Para o MinTrans, o acordo ajudará a TAAG a promover a sua marca num novo mercado, sem agravar os seus custos operacionais. A transportadora nacional beneficiará da conectividade entre África e Europa, Ásia e Médio Oriente, aumentará e diversificará a sua oferta de destinos, além de criar novas oportunidades comerciais. Porém a Turkish Airlines vai encaminhar o seu tráfego para a sub-região da África Austral, na cidade de Maputo, Joanesburgo, Cidade do Cabo e outros destinos operados pela TAAG.

Outro destaque desse acordo é que os passageiros da companhia nacional poderão adquirir o bilhete em moeda nacional na rede TAAG.

Entre os vários acordos assinados em Julho último, em Ankara, pelas autoridades de Angola e da Turquia no domínio dos Transportes e não só, prevê também facilidades no nível diplomático, onde os governos projetam "futuramente" a Isenção de Vistos em Passaportes Diplomáticos, de Serviço e Especial.

Recorda-se que as relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980. Actualmente as autoridades angolana e turca tenciona-se massificar as trocas comerciais entre os dois países, que já cifram em 134 milhões USD.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo