Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Consumo lidera há três meses o ranking dos sectores com mais crédito bancário

STOCK DE CRÉDITO EM SETEMBRO

Stock de crédito da banca cresceu apenas 0,5% em Setembro face a Agosto, mas subiu 26% face a Dezembro de 2022, devido, sobretudo, ao afundanço do kwanza face ao dólar. Consumo e comércio têm 42% do total do crédito.

O stock de crédito da banca nacional cresceu 26% nos primeiros nove meses deste ano face a Dezembro de 2022 para 5,8 biliões Kz, de acordo com as Estatísticas Monetárias e Financeiras do Banco Nacional de Angola (BNA). Há três meses que o crédito a particulares, que pressupõe ser consumo, está à frente do comércio no ranking dos sectores com mais crédito.

Assim, crédito ao consumo e ao sector do comércio valem 42% de todo o stock de crédito da banca nacional no mês de Setembro. No período em análise, é também notório o aumento do stock de crédito para as actividades das famílias empregadoras de pessoal doméstico que saiu de 52,15 mil milhões Kz em 2022 para 352,3 mil milhões Kz.

O aumento do crédito este ano é reflexo, sobretudo, da desvalorização cambial, já que os créditos em moeda estrangeira, ao serem convertidos nas Estatísticas Monetárias e Financeiras do Banco Nacional de Angola (BNA) valem mais kwanzas do que valiam em 2022.

Já o stock de créditos do sector da indústria transformadora, que tem tendencialmente crescido, caiu para 502,7 mil milhões, um decréscimo de 7% em relação a 2022. Ainda assim, o consumo, o comércio e a indústria transformadora representam mais de 50% do stock de crédito concedidos pela banca nacional.

O sector da construção, que nos últimos anos registava uma queda, viu o seu stock de crédito crescer 26% em Setembro face ao final do ano passado. Além da indústria transformadora, no período em análise outros sectores também registaram uma queda no stock de crédito, nomeadamente o sector da Electricidade, gás, vapor, água, que sofreu uma queda de 55,6% face a Dezembro, saindo de 2,49 mil milhões Kz para 1,1 mil milhões Kz. Outro é a actividade de consultoria, científica, técnicas e similares que caiu 38,4%. Outras actividades de serviços teve uma queda de 6% e o sector da agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca também caiu em 2%. No geral, o stock de crédito na banca subiu 26% em nove meses, passando de 4,615 biliões Kz em Dezembro de 2022 para 5,823 biliões Kz no final de Setembro deste ano.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo