Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

"Kilapis" da Lektron e Geni dados como perdidos

Sonangol

Petrolífera encontrou evidências de que os 30,1 mil milhões Kz emprestados aos dois principais accionistas do Banco Económico não são recuperáveis e registou-os como perdas. Dinheiro terá sido usado para financiar compra de acções do ex-BESA.

A Sonangol deu como perdidos 30,1 mil milhões Kz de dois empréstimos concedidos aos dois principais accionistas do Banco Económico (BE), as empresas Lektron e Geni, revela o relatório e contas de 2017 da petrolífera.

Dos 30,1 mil milhões Kz dados como perdidos pela Sonangol, 21,1 mil milhões Kz foram emprestados à Lektron, que controla 31% do banco, e 9 mil milhões Kz à Geni, que detém uma participação de 19,9% na instituição. Em dólares, as perdas da Sonangol rondam os 180 milhões USD ou 250 milhões USD consoante se utilize a taxa de câmbio do final de 2017 ou das datas dos desembolsos.

As datas em que os empréstimos começaram a ser desembolsados coincidem com a aquisição das participações da Lektron e da Geni no BE, indiciando que as duas empresas usaram o dinheiro disponibilizado pela Sonangol para comprar acções do ex-Banco Espírito Santo Angola (BESA).

O primeiro registo do empréstimo da Sonangol à Lektron, no valor de 12,5 mil milhões Kz, surgiu nas contas de 2014. Em 2016 o valor em dívida aumenta 7,7 mil milhões Kz para 20,2 mil milhões Kz e em 2017 sobe mais 903 milhões Kz para os referidos 21,1 mil milhões Kz.

O primeiro registo do empréstimo à Geni, no valor de 5,3 mil milhões Kz, também surgiu em 2014. Em 2016 o valor em dívida aumenta 3,3 mil milhões Kz para 8,6 mil milhões Kz e em 2017 sobe mais 326,4 milhões Kz para 9 mil milhões Kz. (...)

(Leia o artigo integral na edição 508 do Expansão, de sexta-feira, dia 25 de Janeiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo