Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

"Os desafios da distribuição de Energia em todo o território Nacional" vão ser discutidos amanhã no III Fórum Energia e Ambiente do Expansão

Conferência

A partir das 08:30 desta sexta-feira, 09 de Maio, começa o III Fórum Energia e Ambiente no hotel Intercontinental, em Luanda, que vai debater o tema" Os desafios da distribuição de Energia em todo o território Nacional". A sessão de abertura será feita pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges e estarão presentes os principais operadores deste sector. O período da tarde está reservado para o "DESCONSTRUINDO", onde José Octávio Serra Van Dúnem fará a voz do cidadão. Acompanhe também em directo no site do Expansão.

Conseguir levar energia a todos os angolanos é um enorme desafio, que passa não apenas pela conclusão da Rede Nacional de Electricidade, mas também pelo desenvolvimento de pequenas redes de distribuição assentes em unidades de produção de menor dimensão, como mini-hídricas ou centrais fotovoltaicas. Mas "Os Desafios da Distribuição de Energia em todo o Território Nacional" passam muito pela capacidade investimento em novas infraestruturas, que não terão de ser feitas obrigatoriamente pelo Estado, mas fundamentalmente em parcerias público-privadas. Por isso o Expansão levanta este tema no III Fórum Energia e Ambiente, nesta sexta-feira, 09 de Maio.

Assim, a sessão de abertura do Fórum será feita pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, seguido de quatro apresentações.

A primeira com o tema "Investimentos Prioritários na Rede Nacional de Distribuição", está a cargo de Isequiel Manuel, director Planeamento Estratégico e Controlo de Gestão da ENDE

A segunda apresentação será feita por Paulo Moreira, Managing Partner FORVIS MAZARS com o tema "Os Desperdícios na Rede e o Impacto nas Tarifas", enquanto a terceira com o tema "O Contributo das Energias Renováveis" será abordado por Victor Fontes, Presidente da ASAER - Associação Angolana de Energias Renováveis.

O director Nacional para as Parcerias Público-Privadas do MINPLAN, Wenilton Paixão, fica com última apresentação e vai falar sobre "A Importância das Parcerias Público-Privadas".

A Paulo Guedes (Consultor Energias Renováveis), Pedro Sebastião (Administrador da RNT), Jorge Pereira (PCA da ProRedes Utilities), Maria Amélia Correia (vogal da Sonagás) e João Álvares (Partner da AVERI Finance) e João Valente (director das Energias Renováveis da OMATAPALO) compõem Mesa Redonda debate o tema central: "Os Desafios da Distribuição de Energia em todo o Território Nacional", com moderação de João Armando, director do Expansão.

A Sessão de Encerramento será feita por José Quarta, administrador da - Instituto Regulador Serviços de Electricidade e Água (IRSEA).

À tarde tem DESCONSTRUINDO

O período da tarde está reservado para o "DESCONSTRUINDO", onde José Octávio Serra Van Dúnem fará a voz do cidadão, enquanto Verónica Choconesa (CEO da Nzolani Renewable), Óscar Mata (Consultor Financeiro) e Jerónimo Pongolola (Administrador da AIPEX - Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações) farão o debate na mesa-redonda e vão responder a seguinte questão: deve o país assumir a exportação de energia como pilar estratégico do seu crescimento económico?

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo