Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Prejuízos transitados da Sonangol duplicaram para 2 biliões KZ em 2017

RELATÓRIO E CONTAS 2017

Comparativamente a 2016, a petrolífera também duplicou os resultados líquidos, passando de 13,3 milhões Kz para cerca de 27,4 milhões Kz, mas já alertou que não vai distribuir os dividendos com o principal accionista, o Estado, devido aos prejuízos acumulados de anos anteriores, de 398,2 mil milhões Kz.

Os prejuízos transitados da Sonangol duplicaram em 2017 para mais de 2 biliões Kz, sobretudo devido à reavaliação de contas referentes a anos anteriores, valor que ascendeu aos 815,5 mil milhões Kz, de acordo com o relatório e contas (R&C) de 2017 divulgado esta semana.

A título de exemplo, em 2016, o Grupo registou em reservas de conversão cambial o montante de 241,4 mil milhões Kz referentes a diferenças cambiais potenciais incorridas pela Sonangol com financiamentos contraídos para a aquisição de partes de capital de subsidiárias.

No entanto, em 2017, o Grupo reviu "o seu entendimento quanto a este enquadramento contabilístico, tendo concluído que o mesmo não é compatível com as Políticas Contabilísticas definidas pelo actual Conselho de Administração", e registou a s perdas como resultados transitados.

A imparidade de activos mineiros (194,5 mil milhões) e o registo da responsabilidade para actos médicos (175,3 mil milhões) são outras das principais correcções de anos anteriores registados nos resultados transitados.

Face a 2016, quando a Sonangol já tinha apresentado como resultados transitados pouco mais de 1 bilião Kz, em 2017 há um aumento de 102% para cerca de 2,1 biliões Kz. (...)


(Leia o artigo integral na edição 505 do Expansão, de sexta-feira, dia 4 de Janeiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo