TAAG muda as operações no dia 19 para o novo aeroporto
A TAAG anunciou esta quarta- -feira em comunicado oficial a transferência definitiva dos voos internacionais para o novo aeroporto no Bom Jesus, província do Bengo, para dia o 19 de Outubro, domingo.
A companhia aérea esclarece que, a partir desta data, todos os voos de partida e chegada com referência aos destinos de Lisboa (Portugal), São Paulo (Brasil), Joanesburgo e Cidade do Cabo (África do Sul), Lagos (Nigéria), Windhoek (Namíbia), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Maputo (Moçambique), Nairobi (Quénia), rotas sazonais do Porto (Portugal) e Havana (Cuba) passarão a ser realizados exclusivamente a partir do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), tal como já acontece, com as rotas domésticas e regionais de Brazzaville e Kinshasa.
Vai ser disponibilizado um serviço shuttle entre o Aeroporto 4 de Fevereiro e o novo aeroporto, isto para os passageiros em trânsito, cujo percurso de viagem seja feito em parte, por companhias aéreas estrangeiras, ainda não baseadas no AIAAN. A mudança das restantes companhias que asseguram voos internacionais para Luanda será gradual e de acordo com resolução das necessidades de cada uma delas.
De acordo com o que o Expansão apurou, a Emirates, por exemplo, tem como data de referência para transferência das operações para o novo aeroporto o 1 de Novembro, embora a confirmação só deve ser oficial na próxima semana, uma vez que a companhia ainda não tem as garantias que considera fundamentais por parte do serviço de handling. Este tem sido o maior constrangimento que a Emirates tem tido neste processo.
Já a TAP, deverá mudar para o AIAAN na segunda semana de Novembro, de acordo com fonte da companhia portuguesa. O positivo desta decisão é que a mudança faseada das companhias aéreas permitirá ir ajustando os processos, evitando maiores problemas se todas mudassem ao mesmo tempo, o que, sabe-se, é fundamental para que o aeroporto possa funcionar em pleno.
O negativo tem a ver com a operacionalidade dos diversos voos, sendo necessário ter capacidade para transportar passageiros e mercadorias de um local para o outro de acordo com os horários pré-estabelecidos pelas diferentes companhias.
Neste particular, é fundamental que a ligação ferroviária garanta um serviço eficiente, e que o trânsito rodoviário seja devidamente controlado pelos agentes de segurança.
Esta fase de transição será um pouco mais complicada, recomenda-se a todos os passageiros que se desloquem com o tempo necessário para garantir os procedimentos de check-in, embarque e similares. A vantagem é que todos estes são mais simples e mais rápidos no AIAAN do que no aeroporto 4 de fevereiro.