Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Angola escolhe duas empresas para operar Bolsa de Diamantes

OITO MESES DEPOIS DO LANÇAMENTO DO CONCURSO

A First Element e a Trans Atlantic Gems Sales foram as empresas vencedoras do concurso para serviços especializados de Acidificação de Diamantes e Leilões

O concurso foi lançado no ano passado e apenas duas empresas foram certificadas pela Empresa de Comercialização de Diamantes (SODIAM) para operacionalizar a Bolsa de Diamantes que deve arrancar já no segundo semestre de 2022.

Num comunicado e sem avançar o número de empresas concorrentes, a SODIAM, diz que foi finalizado o processo de avaliação das manifestações de interesse, de empresas nacionais e estrangeiras, lançado em 20 de Maio de 2021, para serviços especializados de Acidificação de Diamantes e Leilões (Tenders), "que representam serviços importantes para a futura Bolsa de Diamantes de Angola" que deve abrir as portas no segundo semestre deste ano.

A First Element venceu o processo para a Unidade de Acidificação de Diamantes e a Trans Atlantic Gems Sales para a Realização de Leilões de Diamantes. As duas empresas passam assim a liderar a bolsa de diamantes de Angola, que numa primeira fase serão realizados apenas leilões.

A SODIAM diz que no lançamento do processo, foram recepcionadas propostas de empresas angolanas e de diversas empresas internacionalmente reconhecidas, que operam em mercados como África do Sul, Bélgica, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América e Israel.

Conforme divulgado no anúncio de 20 de Maio de 2021, prossegue o comunicado, os critérios de elegibilidade e os procedimentos de selecção, estavam definidos nos termos de referência remetidos às empresas que manifestaram interesse em participar e tiveram em consideração as premissas legais vigentes na República de Angola, nos termos do disposto nos números quatro e cinco do artigo 7º, conjugado com o artigo terceiro da Lei 41/20 de 23 de Dezembro, sublinha o comunicado.

O conselho de administração da SODIAM reconhece que este processo "vem reforçar o compromisso de Angola e da SODIAM com a transparência no alcance das reformas que estão em curso no subsector dos diamantes.

A First Element é uma empresa de serviços de diamantes independente registada na Bélgica e na África do Sul, sendo uma das principais empresas de avaliação, marketing e limpeza de diamantes do sector. A Trans Atlantic Gems Sales, baseada no Dubai e África do Sul, é uma empresa de venda de diamantes brutos que organiza regularmente licitações/leilões em nome de produtores de diamantes brutos em grande escala e pequenos mineradores artesanais.