Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BPC volta a ter site após ataque cibernético de 2021

VERSÃO EXPERIMENTAL

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) voltou a ter o site activo mais de um ano depois do ataque cibernético que sofreu, em Julho de 2021, e que afectou os seus servidores e a sua plataforma tecnológica.

O novo site, ainda com uma versão experimental, segundo apurou o Expansão, demorou todo este tempo a ser criado, porque os responsáveis do banco 100% público e que está em processo de reestruturação pretendiam recuperar toda a informação que disponibilizavam no site que foi abaixo, após o ataque cibernético.

"Este novo site levou o tempo que levou a ser criado, porque pretendíamos recuperar toda a informação do outro site. Mas, infelizmente, não foi possível, apesar dos nossos esforços", disse fonte da instituição bancária ao Expansão.

De acordo com o nosso interlocutor, o novo site, que está em fase de testes, ainda vai ser melhorado de forma a conformar-se com as exigências do Banco Nacional de Angola (BNA) "O site ainda é experimental. Estamos a trabalhar nele para que possamos disponibilizar mais informação regulatória, produtos e outras informações, exigidas pelo BNA", explicou.

Apesar de ainda não ser a versão final do site pretendido pelo banco, a instituição considera uma vitória ter conseguido reactivar a sua plataforma e espera que o mesmo satisfaça os clientes.

Em Julho de 2021, o maior banco de capitais públicos anunciou que sofreu um ataque cibernético, de "origem e causas desconhecidas", que "afectou alguns servidores" na sua plataforma tecnológica. Em comunicado, o BPC afirmou que logo que foi detectado o ataque à sua plataforma tecnológica, a unidade bancária "seguiu os protocolos de segurança previstos para proteger a integridade dos activos financeiros dos seus clientes". E "deu início a uma rigorosa investigação sobre a ocorrência", adiantou o banco público .