Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Sol Seguros passa a Nova Seguros com aumento de capital de 3,1 mil milhões Kz

Empresas

Com a realização do aumento previsto, o capital social da seguradora passa de 1,6 mil milhões Kz para 4,8 mil milhões Kz. Em 2021, teve um resultado positivo de 1.013 milhões Kz, recuperando de um prejuízo de 916 milhões em 2020.

A seguradora que em 2020 esteve em falência técnica vai realizar um aumento de capital social no valor de 3,1 mil milhões Kz, para garantir a estabilidade dos activos representativos das provisões técnicas e o estabelecimento dos níveis da margem de solvência legalmente exigidos. Com a realização do aumento previsto, o capital social da seguradora passa de 1,6 mil milhões Kz para 4,8 mil milhões Kz.

Por outro lado, a denominação da empresa passará de Sol Seguros para Nova Seguros, aprovado durante a assembleia geral de accionistas, que teve lugar dia 27 de Abril, e publicado em Diário da República.

Após a operacionalização do aumento do capital social e a efectivação da denominação da companhia, deve a seguradora remeter à Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), para efeitos de cadastros e comprovativo da realização do capital social, refere o despacho nº 2541/22 de 13 de Junho. De acordo com uma fonte do conselho da administração, o aumento de capital social da empresa foi efectuada pelos seus actuais accionistas, ou seja, não houve necessidade de entrar uma nova entidade para o efeito.

"A Sol Seguros afirma que consolida, dessa forma, a sua quota de mercado, cumprindo as exigências da ARSEG para evitar transgressão à legislação do sistema financeiro". A fonte acrescenta ainda que o Banco Sol continua a ser o accionista maioritário e que do valor injectado para o aumento do capital social já teve o seu reembolso fruto do resultado positivo de 2021. "Estamos num processo de reestruturação com perspectiva de resultados ainda melhores à medida que a taxa de penetração da indústria de seguros for-se consolidando no nosso País".

A seguradora em 2021 teve um resultado positivo de 1.013 milhões Kz face a 2020 que teve um resultado negativo de 916 milhões Kz, de acordo com Mónica Pereira, porta-voz da seguradora. Isto mostra que as alterações ao funcionamento interno e aos processos utilizados já está a dar resultados práticos. Com os prémios brutos a rondar 3.339 milhões Kz, os ramos de acidente, doenças e viagens foram os que mais contribuíram para o crescimento da carteira com um valor avaliado em 2.621 milhões Kz.

No quarto ano de actividade do Sol Seguros, o activo líquido cifrou-se em 8.374 milhões Kz, impulsionado pelo aumento de capital referenciado. Na hipótese da seguradora não ter efectuado o aumento de capital social viria a sua licença revogada por mostrar incapacidade de cumprir com as garantias financeiras para satisfação dos requisitos mínimos de solvabilidade exigidos pela entidade reguladora. Os dados da seguradora de 2020 não constam no Relatório do Mercado de Seguros, Fundos de Pensões e Mediação de Seguros elaborado e publicado pela Agência de Regulação e Supervisão de Seguros por falta de reporte financeiro.