Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Expansão Mercados

ANPG recebe "luz verde" para assinar contratos dos três blocos da bacia do Namibe

Decidido em reunião do Conselho de Ministros

A concessionária nacional, a Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANPG) recebeu 'luz verde' do Presidente da República para assinar com a Sonangol, Total e ENI os contratos que vão ditar o arranque oficial da actividade de exploração nos blocos 27, 28 e 29 localizados na Bacia do Namibe e que foram licitados em 2019.

A Bacia do Namibe tem 12 blocos petrolíferos e estão garantidos investimentos para exploração e desenvolvimento em seis. Tratam-se dos blocos 30, 44 e 45 atribuídos à Esso Angola, uma subsidiária da norte americana Exxon Móbil por via de negociação directa e dos três blocos petrolíferos, 27, 28 e 29 que foram licitados à petrolífera estatal Sonangol Pesquisa e Produção (P&P), e às multinacionais Italiana e francesa ENI e Total respectivamente.

A ANPG prevê que nos próximos cinco anos os três blocos licitados na bacia do Namibe vão assegurar um investimento de 2,2 mil milhões USD, o equivalente a 44% de um total de 5,5 mil milhões que a concessionária prevê atrair nos proximos 5 anos com os três blocos licitados na bacia do Namibe e os nove em licitação este ano nas bacias do Kwanza e do Congo.

Apesar de a licitação ter sido concluída dos blocos do Namibe em 2020, os grupos empreiteiros dos três blocos ainda não arrancaram com os trabalhos de exploração. Tudo porque de acordo com a legislação em vigor no país as petrolíferas só podem arrancar com a actividade de exploração depois de assinarem o contrato com a concessionária, passo que só deve ser dado depois de publicado um decreto assinado pelo titular do poder Executivo a autorizar os termos para a assinatura dos referidos contratos. Normalmente é nesta fase em que as empresas pagam os bónus à concessionária.

O Expansão sabe que a Exxon já pagou o bónus para a exploração nos seus blocos da bacia do Namibe. E que a Total e a ENI já se preparam para pagar o bónus nos próximos dias.

(Leia o artigo integral na edição 619 do Expansão, de sexta-feira, dia 9 de Abril de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo