Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Expansão Mercados

Imposto Industrial para serviços no sector petrolífero regressa aos 6,5%

Cinco meses depois de o Executivo ter prometido recuar na taxa de 15%

O Imposto Industrial cobrado às empresas prestadoras de serviços à indústria petrolífera cobrado a partir deste mês vai baixar dos 15% para os 6,5%, de acordo com o OGE 2021, configurando um recuo do Governo que em Setembro do ano passado tinha subido essa taxa.

De acordo com vários empresários do sector, a medida peca por tardia, isto porque quando em Agosto de 2020 entrou em vigor o novo código do Imposto Industrial que agravou a taxa para 15%, ter-se-á comprometido a inverter a decisão, depois de petrolíferas e operadoras do sector terem enviado uma carta ao Presidente da República onde alertaram o aumento desta taxa iria agravar o custo de produção do barril de petróleo em Angola, tornando o País menos atraente para futuros investimentos. Isto, numa altura em que um dos objectivos do Executivo passa por captar investimento para inverter o declínio da produção.

Para negociar com as empresas do sector e atender a esta e outras reclamações das petrolíferas, João Lourenço autorizou a criação de uma comissão do Executivo que integrava responsáveis dos ministérios das Finanças e dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, do Banco Nacional de Angola e da Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis.

Após várias rondas de negociação esta comissão anunciou em Setembro do ano passado, em resposta a questões colocadas pelo Expansão, que o Executivo decidiu criar um regime de excepção para o sector petrolífero relativamente a duas medidas: por um lado reverter o aumento da taxa do Imposto Industrial para empresas não sedeadas em Angola; por outro reverter a obrigação dos funcionários expatriados deste sector de abrirem contas e receber salários nos bancos angolanos.

Se relativamente às contas bancárias os funcionários das petrolíferas beneficiaram deste regime de excepção, e escaparam a esta medida, não se pode dizer o mesmo em relação à reversão da taxa de Imposto Industrial que continuou em vigor até ao final de 2020.

Ou seja, as prestadoras de serviço viram descontados 15% do valor das facturas de prestação de serviços pagas entre Agosto e Dezembro pelas suas clientes.

A reversão desse aumento só agora é oficial depois da publicação em Diário da República da lei que aprova o Orçamento Geral do Estado 2021. Neste diploma, o Executivo assume que "durante o exercício económico de 2021, a taxa do Imposto Industrial que incide sobre o valor global dos serviços acidentais, prestados por empresas, sem sede, direcção efectiva ou estabelecimento estável em Angola, é fixada em 6.5%".

(Leia o artigo integral na edição 608 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Janeiro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo