Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Expansão Mercados

Apenas 6% dos luandenses utilizam Internet Banking

Estudo de mercado em Luanda

Em fase de pandemia os níveis de procura de bens e serviços nas plataformas digitais subiram, porém, o método de pagamento ainda tem sido o tradicional, em dinheiro ou multicaixa.

Os resultados do estudo de mercado desenvolvido pela empresa Keyresearch, numa amostra de 1.014 pessoas residentes na província de Luanda, revelam que apenas 6,2% utilizam Internet Banking e 19,3% usam Multicaixa Express entre a população bancarizada.

O estudo que visa perceber o comportamento do consumidor em fase de pandemia, realizado nos municípios do Belas, Cacuaco, Cazenga, Luanda e Viana, revela ainda que o banco BIC está no "Top of Mind", ou seja, é o que vem em primeiro lugar na mente dos luandenses com 36,0%, seguida do BFA (15,5%) e do BPC (12,9%). De acordo com a pesquisa, 68,6% dos entrevistados responderam que têm conta bancária e 79,8% lembram-se de publicidades das instituições bancárias. Quanto a publicidades referentes a bancos mais recordados espontaneamente são as do BAI (35,1%), seguida do BIC (25,4%) e do BFA (15,8%).

As informações recolhidas nos meses de Maio e Agosto do presente ano apontam que 4,4% dos inquiridos possuem seguro de saúde, sendo que destes, 45 pessoas, 49,3% são assegurados pela ENSA e apenas 7,9% têm seguro de automóvel.

Relativamente à percepção dos entrevistados sobre a Covid-19, a Keyresearch informou também que 53,7% das pessoas estão bem informadas e 12% mal-informadas. E 32% perderam a ocupação quer de trabalho como académico em função da pandemia. Todavia, 35,3% estão optimistas por dias melhores.

(Leia o artigo integral na edição 598 do Expansão, de sexta-feira, dia 30 de Outubro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo