XV fórum banca do Expansão realiza-se hoje no Centro de Convenções de Talatona
O jornal Expansão realiza hoje, 2 de Setembro, no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), em Talatona, a partir das 08h30, o seu XV FORUM BANCA, que terá como tema "O Valor e a Rentabilidade dos Bancos em Angola". O evento será transmitido em directo no site do Expansão.
A sessão de abertura será feita pela ministra das Finanças, Vera Deves de Sousa, seguindo-se depois três apresentações para lançar alguns dos temas que estarão em debate.
A primeira apresentação será feita Danilson Semedo, Partner na KPMG Angola, que irá apresentar o tema sobre "Debilidades e Mais-Valias dos Bancos Instalados em Angola".
A segunda intervenção será feita pelo Coordenador da Unidade de Pesquisa Económica do BFA, Mateus Maquiadi, que vai falar sobre "A Dimensão dos Bancos face aos Desafios do Desenvolvimento Económico".
Para fazer a terceira apresentação, convidamos Mário Nascimento, presidente da Associação Angolana de Bancos (ABANC) para nos falar abordar sobre "O Sistema Bancário Angolano daqui a 10 Anos"
Teremos depois o momento de debatedo Standard estas questões, sendo que na mesa-redonda estarão presentes agentes importantes deste sector, nomeadamente, João Fonseca (Administrador executivo do BAI), Marcelo Costa ( Vice-Presidente da Comissão Executiva do Banco ATLÂNTICO), Luís Gonçalves ( PCE do BFA), Walter Salgueiro (Administrador executivo do BPC), Eduardo Clemente (Administrador Executivo do Standard Angola) e Hugo Teles (PCE do Banco BIC), sob moderação de João Armando, director do Expansão.
A sessão de encerramento está a cargo do Vice-Presidente da Associação Angolana de Defesa do Consumidor de Serviços e Produtos Bancários (ACONSBANC), Wilson de Sousa.
DESCONSTRUINDO à tarde
Nesta edição do "DESCONSTRUINDO - Conversas do EXPANSÃO", vamos abordar as questões do acesso ao crédito, da capacidade de financiamento dos bancos, dos processos burocráticos exigidos e da abrangência dos produtos bancários disponíveis, entre outras.
A Voz do Cidadão está a cargo do empresário Nuno Borges da Silva. O formato passa pela realização de uma sessão com uma apresentação/exposição, feita por uma figura de relevo social fora da área em discussão (máximo 15 minutos), que na verdade representa a opinião do cidadão comum sobre o assunto, seguindo-se depois cinco depoimentos em vídeo (cerca de 2 minutos), de empresas directamente envolvidas, onde estas colocam as suas questões e mostram o seu posicionamento face ao assunto em questão.
Fazem parte da mesa-redonda do "DESCONSTRUINDO" o economista Wilson Chimoco e o Presidente da AmCham - Câmara de Comércio Americana em Angola, Pedro Godinho .