Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Fortuna do homem mais rico de África aumenta 1,3 mil milhões USD em menos de um mês

Com operação de recompra de acções da cimenteira do magnata nigeriano

Aliko Dangote, o homem mais rico de África, viu a sua fortuna crescer 1,3 mil milhões USD em menos de um mês, para 20,4 mil milhões USD, aproximando-se do valor do Produto Interno Bruto (PIB) do Senegal, avaliado pelo Banco Mundial em 24,9 mil milhões USD.

O aumento da fortuna do nigeriano, estimada pelo Índice de Bilionários da Bloomberg em 20,4 mil milhões USD, deveu-se ao aumento do preço das acções da sua cimenteira, a Dongote Cement, após concluir o processo de recompra de acções para aumentar o seu valor.

"A Dangote Cement, que representa cerca de metade do património líquido do empresário de 20,4 mil milhões de dólares, fechou ao mais alto nível desde 2010 na sexta-feira [dia 21 de Janeiro], aumentando 11% os ganhos em 2022, em comparação com os 7,59% da direcção principal da bolsa nigeriana sediada em Lagos", refere uma nota no Facebook da Dangotes Industries.

A cimenteira de Dangote cimenta, com esta operação, a sua reputação como a maior empresa da Nigéria pelo valor de mercado. A empresa atingiu na sexta-feira, 21 de Janeiro, uma capitalização de 4,9 biliões de nairas (o equivalente a 11,8 mil milhões USD), como salienta o jornal Premium Times.

A riqueza de Aliko Dangote deverá sofrer novo incremento em 2022, quando o empresário concluir e entregar a sua refinaria, uma das maiores do mundo. O projecto, avaliado em 19 mil milhões USD, tem capacidade para produzir 650 mil barris por dia e deverá garantir a autossuficiência da Nigéria, acabando com a dependência do país do combustível importado.

Segundo o Índice de bilionários da Bloomberg, o magnata nigeriano dos cimentos está entre os 35 bilionários no Top dos 100 mais ricos que viram a sua fortuna aumentar em Janeiro. O maior salto foi dado pelo indiano Gautam Adani, magnata das operações portuárias e dono do Adani Grupo, que engordou em 13 mil milhões USD a sua fortuna, estimada agora em 89,5 mil milhões USD.

O Índice de Bilionários da Bloomberg, que apresenta o perfil e as empresas das 500 maiores fortunas, descreve Aliko Dangote como a pessoa mais rica de África. Dangote controla a Dangote Industries, "um conglomerado que segue de perto", com sede em Lago, e que é proprietária do maior produtor de cimento de África subsariana, a Dangote Cement.