Inscrições abertas para o concurso da CMC até 20 de Dezembro
O concurso pretende criar canais que permitam aos jovens universitários investigar e explorar os seus conhecimentos sobre o Mercado de Capitais. Podem candidatar-se finalistas ou pré-finalistas de qualquer universidade do País. O concurso tem um prémio monetário e estágio profissional.
As inscrições para o concurso nacional de investigação, realizado pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC) e que tem como alvo estudantes universitários das mais variadas áreas de conhecimento, já estão abertas e vão até 20 de Dezembro de 2025.
A Comissão do Mercado de Capitais pretende, com o concurso, criar "canais que permitam aos jovens universitários investigar e explorar os seus conhecimentos sobre o Mercado de Capitais, por via da elaboração de projectos que dinamizam o mercado angolano".
Para se candidatar, o candidato deve apresentar uma breve descrição do projecto com o qual pretende concorrer, cópia do bilhete de identidade do candidato, apresentação de uma factura-recibo de pagamento da universidade com referência ao ano de frequência e um endereço electrónico e contacto telefónico. A entrega dos projectos vai até ao mês de Fevereiro de 2026. As candidaturas devem ser submetidas somente por via electrónica para [email protected] até aos dia 20 de Dezembro de 2025.
Os candidatos devem formar uma equipa de três integrantes para elaboração do projecto de investigação científica. Os integrantes do grupo não têm a obrigação de pertencer à mesma universidade, ao mesmo curso ou ano de frequência universitária, podendo, o mesmo grupo ser composto por estudantes finalistas ou pré-finalistas de qualquer universidade do País.
Os candidatos têm o direito de escolher o seu próprio tema como também podem elaborar o projecto com os temas sugeridos pela organização, como: "Transacções no Mercado Regulamentado, Mercado não Regulamentado: O caso de Angola, Estratégia de Canalização do Nível de Poupança para o Mercado de Capitais em Angola, a Aplicabilidade das Leis no Sistema Financeiro Angolano, a Dinamização do Mercado de Capitais: Projectos de Investimento vs Prémio de Risco, Parceiros Actuantes no Mercado de Capitais, Diagnóstico da Intermediação Financeira: Principais Barreiras para o Investimento no Mercado de Capitais".
De acordo com a organização, o processo de selecção e de avaliação dos trabalhos é imparcial, aberto e transparente, devendo manter-se restrita a identidade dos participantes e do projecto vencedor.
"Caso os vencedores do concurso sejam de outras províncias, que não Luanda, todos os custos durante o período de estágio ficarão sob responsabilidade dos concorrentes, estando a CMC reservada ao pagamento de uma remuneração pelo estágio".
No entanto, fica o aviso de que os projectos que não respeitarem o regulamento serão automaticamente excluídos do concurso, bem como os projectos entregues fora do prazo, copiados ou plagiados.
A qualidade científica no desenvolvimento dos temas sobre o Mercado de Capitais, a criatividade e relevância, clareza e qualidade da redacção e contributo para a dinamização do mercado fazem parte dos critérios de avaliação.
Quanto aos prémios, o primeiro classificado terá um certificado de mérito da CMC como Embaixador da CMC nas universidades, um valor monetário que ainda não foi avançado (repartido pelos três integrantes do grupo), um computador para cada membro da equipa, estágio profissional remunerado na CMC, por um período de três meses, visita às instalações da BODIVA, entre outras.
O segundo classificado terá um certificado de mérito da CMC como Embaixador da CMC nas Universidades, gratificação monetária (repartido pelos três integrantes do grupo), encontro com o presidente da CMC, visita às instalações da BODIVA e participação na live com os três primeiros grupos classificados.
Já o terceiro, também vai beneficiar de reconhecimento com o certificado de mérito da CMC como embaixador da CMC nas Universidades e terá direito a um prémio em valor monetário.