Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Conheça Robert Francis Prevost, o Leão XIV, sucessor de Francisco

Novo Papa

Os 133 cardeais participantes do conclave, reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, elegeram o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost papa, nesta quinta-feira, segundo dia do conclave. O anúncio de que um novo papa foi eleito foi feito com a tradicional fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina às 18:07 horas locais. Pouco depois das 18 horas, Robert Francis Prevost foi anunciado papa, com o nome Leão XIV.

Robert Prevost, de 69 anos, foi o escolhido para suceder a Francisco, que morreu a 21 de Abril.

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, se torna o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. É também o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.

Apesar da origem norte-americana, Prevost construiu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru. Foi lá que se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana.

Com um bacharelato em Ciências Matemáticas, tirou um mestrado em Teologia e uma licenciatura e um doutoramento em Direito Canónico, na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Na sua tese de doutoramento escreveu sobre "o papel do prior local na Ordem de Santo Agostinho".

Entrou para a vida religiosa aos 22 anos. Formou-se em teologia na União Teológica Católica de Chicago e, aos 27, foi enviado a Roma para estudar direito canónico na Universidade de São Tomás de Aquino.

Em 1982, foi ordenado padre, tendo dois anos depois iniciado a sua missão missionária agostiniana no Peru, onde permaneceu por 10 anos. Aqui, atuou como missionário, pároco, professor e bispo.

Em 2014, foi nomeado apostólico da Diocese de Chiclayo, cargo onde permaneceu por nove anos. Durante esse tempo, enfrentou diversas críticas, nomeadamente em 2023, quando três mulheres o acusaram de encobrir casos de abuso sexual cometidos por dois padres no Peru.

Conhecido pelas opiniões próximas do seu antecessor, nomeadamente no que toca à sua aproximação com os pobres e os imigrantes, foi também em Janeiro de 2023 que Francisco o nomeou perfeito do Dicastério para os Bispos, - posição responsável pela nomeação dos bispos. Também nesse ano, Prevost recebeu o título de cardeal pelas mãos do seu antecessor.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo