Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Acções e preços do petróleo voltam a subir, Powell também deu uma ajuda

As tendência da manhã nos mercados asiáticos

Os mercados asiáticos estão com tendência de subida esta quarta-feira, e os preços do petróleo seguem no mesmo ritmo, depois do sobressalto da nova variante Omicron. Os mais recentes comentários do presidente da Reserva Federal norte-americana também ajudaram, mesmo admitindo que a Omicron veio acentuar a incerteza

A maior das acções nos mrcados asiáticos começaram esta quarta-feira a reduzir as perdas relativamente às sessões anteriores, com o índice Hang Seng de Hong Kong a subir 1,4% e o Topix do Japão a subir 0,7%. Os mercados de futuros que acompanham o índice Stoxx 600 da Europa subiram 0,7% e os que acompanham o S&P 500 de Wall Street subiram quase 1%. E prevê-se que o FTSE 100 aumente 0,6%.

A recuperação tem várias explicações, apesar das grandes farmacêuticas preverem que a nova variante designada Omicron possa ter maior resistência às vacinas, a verdade é que também acrescentaram que os sintomas mais graves podem não se repetir, ou seja, antes de mais, é preciso vacinar, daí um esforço acrescido para se vacinar massivamente a população do continente africano, e é essa uma das lições a tirar do aparecimento desta nova variante.

Mas como o mundo se faz muito de acções, de mercados e de política monetária, o presidente da Reserva Federal norte-americana, Jay Powell, sinalizou que apoiaria medidas de política monetária que possam combater a inflação, e isto apesar da ameaça à economia dos Estados Unidos, e global, da nova variante, considerando que a inflação tem de deixar de ser um fenómeno considerado "transitório". Há uma ideia generalizada de que da Fed deve abandonar a sua política de baixas taxas de juro tendo em conta o crescimento dos preços, cujo ritmo é o maior de três décadas.

Os comentários de Powell levaram ao aumento dos títulos do Tesouro de curto prazo, que seguem as expectativas das taxas de juros, e impulsionaram os rendimentos dos de prazos mais longos, que acompanham o crescimento e as expectativas de inflação.

Luca Paolini, analista sénior da Pictet Asset Management, disse que o surgimento da Omicron provavelmente foi um gatilho para que os gestores de activos voltassem aos lucros. "Não estamos onde estávamos em Abril de 2020", afirmou em declarações ao Financial Times, e prosseguiu, "agora sabemos muito mais sobre este vírus e a sociedade está mais preparada para lidar com ele."

É certo que muitos analistas concordam que a Omicron pode prejudicar seriamente o crescimento da economia global numa altura em que muitas economias dos países desenvolvidos ainda estão a recuperar dos efeitos devastadores da variante Delta.

"O aparecimento da variante Omicron do coronavírus apresenta novos riscos para o crescimento económico global e para as perspectivas de inflação", disse Madhavi Bokil, vice-presidente sénior de estratégia de crédito e pesquisa da Moody's. Bokil acrescentou que, embora as informações sobre a Omicron e as reações políticas ainda não tenham mudado as previsões de crescimento da agência de notação, as restrições a viagens "provavelmente aumentarão nas próximas semanas", à medida que os governos tentam desacelerar a disseminação da variante.

Os preços do petróleo também recuperam das quedas acentuadas da sessão anterior. O petróleo Brent, referência internacional, subiu 2,7%, para 71,12 dólares o barril, após cair quase 4% na terça-feira. O West Texas Intermediate, do mercado americano, subiu 2,6% num só dia, para 67,91 dólares.

Entretanto, temos mais uma reunião da OPEP+ no final desta semana, e as decisões aí tomadas vão, naturalmente, reflectir-se nos mercados. Teremos que aguardar.