Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAutomóveis

Lamborghini vende em poucos minutos os primeiros 112 híbridos inspirados no clássico "Countach"

As novas unidades do superdesportivo só estarão disponíveis em 2022

Cinquenta anos depois do clássico "Countach", a Lamborghini recupera o ícone em versão híbrido e surpreende o mundo, com o modernismo e potência mecânica, mas mais do que isso, com a habilidade com que vendeu 112 unidades em poucos minutos, ao preço de 2,64 milhões USD cada.

A Lamborghini escolheu Agosto para mostrar o primeiro modelo híbrido da casa italiana, o Countach LPI 800-4 em Pebble Beach, nos Estados Unidos da América.

É o regresso do clássico com modernismo incorporado, para se impor como um superdesportivo de respeito. No designer da "nova Lamborghini" destaca-se o desenho dos arcos das rodas, dos faróis e as entradas de ar laterais, e, obrigatório, os traços que remetem para o modelo original, com quatro saídas de escape.

Mas estes detalhes são apenas uma reminiscência do passado, porque a realidade é que o fabricante italiano está focado no futuro que passa, necessariamente, pela electrificação. E é aqui que a Lamborghini dá o salto em frente, propondo uma mecânica híbrida sofisticada, herdada do Sián.

O modelo traz um motor atmosférico 6.5 V12, com uma unidade eléctrica com aproximadamente 34 cv, alimentada por um sistema a 48V em que a energia é armazenada por um capacitador, em vez de uma bateria. Este acumulador recarrega mais rápido e praticamente sem limite de potência, para depois fornecer energia com as mesmas vantagens, sem aquecer ou correr riscos de incêndio.

A caminho das rodas, os 814 cv gerados pelo motor V12 a gasolina e o motor eléctrico passam por uma caixa automática de dupla embraiagem, que por sua vez está acoplada a um sistema 4x4, que reparte a potência pelos dois eixos, de uma forma compatível com o modo de condução escolhido por quem vai ao volante.

Trinta e seis anos depois, a potência do Countach quase que duplica e as novas cifras da performance são esmagadoras. Os 295 km/h de velocidade máxima, no passado, ficam mesmo pra atrás, pois o novo Countach LPI 800-4 alcança 355 km/h, depois de passar pelos 100 km/h em escassos 2,8 segundos, sendo que a barreira dos 0 a 200 km/h é ultrapassada em apenas 8,6 segundos.

O Countach vem com a garantia de que é capaz de ir de 100 a 0 km/h, à completa imobilização, em apenas 30 metros.