Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Bastos de Morais afastado de todos os negócios em Angola sem indemnização

ACORDO "SECRETO" APÓS BATALHA JUDICIAL

O acordo "amigável" que põe fim ao litígio entre o Fundo Soberano de Angola e a Quantum Global foi fechado no dia 1 de Março, entre representantes do Governo, da PGR e os advogados de Jean-Claude Bastos de Morais. Archer Mangueira assinou pela parte do Governo e o advogado inglês Dan Marrison pela Quantum.

A guerra jurídica entre o Fundo Soberano de Angola (FSDEA) e a Quantum Global culminou num acordo confidencial a 1 de Março, que custou ao FSDEA, pelo menos, 10 milhões USD, entre honorários de advogados e despesas judiciais.

O acordo determinou o afastamento da empresa de Jean-Claude Bastos de Morais da gestão dos activos do FSDEA e de outros acordos com entidades públicas.

Analistas consideram que os custos poderiam ser evitados se a administração de Carlos Alberto Lopes tivesse adoptado uma atitude mais conciliadora e em relação a Bastos de Morais e tivesse aceitado negociar com o empresário como era desejo deste.

O acordo assinado no passado dia 1 de Março, na sede do Ministério das Finanças, não prevê qualquer indemnização apesar de os contratos de gestão de investimentos alternativos no valor de 3 000 milhões USD amarrarem o FSDEA à Quantum até 2028.

Os contratos celebrados a partir de Novembro de 2013 tinham durações entre 10 e 15 anos. Ou seja, só em 2028, o Fundo Soberano poderia renunciar aos contratos mais longos. Jean- -Claude apenas recebeu pelos serviços prestados nos diversos negócios em que esteve envolvido com o Estado, até à data da assinatura do documento, segundo asseguraram fontes do Expansão.

Questionado, o FSDEA deixou sem resposta as 15 perguntas remetidas pelo Expansão. (...)


(Leia o artigo integral na edição 517 do Expansão, de sexta-feira, dia 29 de Março de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Notícias relacionadas:
Libertado José Filomeno dos Santos, ex-presidente do Fundo Soberano de Angola
MP recupera 3,3 mil milhões USD do FSDEA e deixa cair processos contra Bastos de Morais
Quantum anuncia acordo com Fundo Soberano de Angola e libertação de Bastos de Morais
Empresário Jean-Claude Bastos de Morais colocado em liberdade em Luanda Publicação
Nova vitória da Quantum na batalha jurídica com Angola

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo