Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Stock de crédito bancário caí 2% para 7,8 biliões Kz em Julho

Menos 190,1 mil milhões Kz face a Junho

Comércio continua na liderança do ranking, sendo o sector com mais créditos concedidos pela banca nacional já que representa 21% do stock total de crédito com cerca de 1,64 biliões Kz.

O stock de crédito bancário registou uma redução de 2% ao sair de 8,0 biliões Kz em Junho para 7,8 biliões em Julho deste ano, uma redução de 190,1 mil milhões Kz, de acordo com cálculos do Expansão com base nas Estatísticas Monetárias e Financeiras publicadas recentemente no site do Banco Nacional de Angola (BNA).

Se os números forem comparados com o final do ano passado, o stock de crédito encolheu 1% (-67,3 mil milhões Kz).

Esta redução do stock de crédito deve-se maioritariamente a redução do crédito no sector de actividades administrativas e dos serviços que registou uma queda de 28% para 400,5 mil milhões Kz, ou seja, menos 158,2 mil milhões Kz, seguido da categoria de outros que registou uma queda de 35%, o passar de 271, 3 mil milhões para 175,7 mil milhões Kz (-95,6 mil milhões Kz). Ao todo, das 21 categorias, 10 sectores registaram quedas no stock de crédito no mês de Julho, enquanto os restantes tiveram crescimento.

O sector do comércio continua na liderança do ranking, sendo o sector com mais créditos concedidos pela banca nacional, uma vez que representa 21% do global com um stock de crédito avaliado em 1,64 biliões Kz. Em segundo está a categoria de particulares (que pressupõem ser consumo) com um total de 1,56 biliões Kz (20%). Juntos estes dois sectores representam 41% do stock de crédito bancário.

Além do comércio e particulares (consumo) que lideram o ranking, entre os sectores que mais contribuem para o volume do stock de crédito bancário destaca-se também a construção com um peso de 10%, a indústria transformadora e o sector da administração pública e defesa e segurança social com 9%, cada.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo