Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Novo modelo de financiamento do BNDES com mais 2 mil milhões USD

GOVERNO BRASILEIRO PONDERA REFORÇAR COBERTURA DO SEGURO DE CRÉDITO A ANGOLA

Angola, que é campeã nos contratos de financiamento disponibilizados pelo Banco de desenvolvimento Económico e Social (BNDES) do Brasil, passa a estar sujeita a um novo modelo de garantia. Mas viu reforçada a cobertura do seguro, que abre a porta a novos financiamentos de 2 mil milhões USD.

Angola é o país com mais contratos de financiamento celebrados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) do Brasil, entre os anos de 2000 e 2015, num total de 85 acordos envolvendo perto de 4 mil milhões USD, e tem a possibilidade de aceder a mais 2 mil milhões USD para financiar exportações brasileiras de bens e serviços, de acordo com o novo modelo de financiamento acordado entre os dois países.

Angola também é o único país que tem o petróleo como garantia de pagamento. O País tem de realizar "depósitos de recursos correspondentes ao fornecimento anual de 20.000 barris/dia de petróleo", em "um carregamento, preferencialmente a cada 45 dias, perfazendo 2 carregamentos trimestres", de acordo com novas regras negociadas entre os dois governos e num quadro de reforço de transparência das operações do BNDES.

As garantias dos empréstimos foram alteradas em Dezembro 2018, ao abrigo de um protocolo de entendimento entre Angola e Brasil, que abre a possibilidade de novos financiamentos, ao incluir na cobertura do Seguro de Crédito à Exportação (SCE) a "exposição adicional de 2 mil milhões USD", conforme refere o Decreto Presidencial n.º 235/18.

O novo modelo de financiamento, segundo o embaixador do Brasil em Angola, Paulino de Carvalho Neto, afasta a intermediação dos bancos públicos. O financiamento passa a ser assegurado por bancos privados, cabendo "ao Estado brasileiro dar a garantia do seguro de crédito e, com isso, torna as taxas de juro mais competitivas para os investidores angolanos", acrescenta o diplomata numa entrevista ao Expansão. (...)


(Leia o artigo integral na edição 508 do Expansão, de sexta-feira, dia 25 de Janeiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo