Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Processo contra ex-ministro dos Transportes aponta a desvios de cerca de 100 milhões USD

MINISTÉRIO PÚBLICO DEDUZIU ACUSAÇÃO JUNTO DO TRIBUNAL SUPREMO

Na acusação, Augusto Tomás é tido como o cabecilha da "indisciplina financeira que havia no CNC", sendo suspeito de desviar dinheiro público para entidades estranhas ao interesse do Estado.

O ex-ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, é suspeito de ter desviado cerca de 100 milhões USD dos cofres do Estado e sob ele pendem seis acusações, entre desvio de dinheiro, peculato ou associação criminosa, de acordo com a acusação do Ministério Público.

Além do ex-ministro dos Transportes, que se encontra detido em prisão preventiva desde finais de Setembro de 2018 num caso que envolve o Conselho Nacional de Carregadores (CNC), órgão tutelado pelo Ministério dos Transportes, estão igualmente arrolados os ex-gestores do CNC, Manuel António Paulo, então director-geral, e Eurico Pereira da Silva, antigo director adjunto para a Administração e Finanças, bem como outros dois arguidos. Os crimes de que são acusados têm uma moldura penal que vai de 2 a 12 anos de prisão.

De acordo com o despacho de acusação, Augusto Tomás está indiciado na prática de seis crimes, nomeadamente branqueamento de capitais, peculato na forma continuada, violação das normas de execução do plano e orçamento na forma continuada, um de abuso de poder na forma continuada, dois de participação económica em negócio e outro de associação criminosa. (...)

(Leia o artigo integral na edição 509 do Expansão, de sexta-feira, dia 1 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo